sábado, 31 de maio de 2014

Desafio de fotografia - o meu lugar

Esta é a 3a e última parte do Desafio de Fotografia - Gaste Tempo Com Quem Você Ama! Você pode fazer imagens para as três partes (links no final deste post) ou para uma só, se quiser. Você escolhe, está bem? Aqui são só algumas ideias de como você pode participar "fotograficamente" da campanha Gaste Tempo Com Quem Você Ama! Porque a vida muda, mas o seu carinho pode ficar registrado pra sempre!!!

Tenho que dizer: eu sou uma pessoa de MUITA SORTE. Eu tenho um marido incrível!!! Não só ele me entende e me respeita (coisa básica que todos os maridos deveriam fazer, certo?), mas ele me INCENTIVA!

Então, apesar de eu gastar muito tempo com fotografia, ele me deu uma câmera.
Mas, ele foi além: ele topou entrar num "projeto fotográfico" comigo, e nós estamos registrando a nossa cidade. Como se fôssemos turistas daqui. Vendo o nosso mundo com outros olhos. Olhos mais benevolentes, mais interessados, mais vibrantes. E o lugar onde eu vivo ficou melhor!

E o seu lugar, como é? Quais os cantos da sua cidade que te fazem feliz? Em qual restaurante os seus pais gostam de ir? Onde você e seu amor começaram a namorar? Em que rua está a maternidade onde seu filho nasceu?

A fotografia tem esse "dom" de emocionar as pessoas e trazer, de volta, momentos felizes. Então, essa parte do desafio te convida a registrar esse lugar onde você mora hoje. Onde é feliz, hoje.

DESAFIO DE FOTOGRAFIA - O MEU LUGAR
Fotografar sua cidade, lugares onde você tenha boas lembranças, e mandar para alguém que vá entender direitinho do que você está falando.
Se for publicar, por favor, use #GasteTempoComQuemVoceAma. Assim, todo mundo pode se inspirar!





GASTE TEMPO COM QUEM VOCÊ AMA: ROSTOS DO LUGAR DE ONDE EU VIM
GASTE TEMPO COM QUEM VOCÊ AMA: ALGO QUE EU ADORO
GASTE TEMPO COM QUEM VOCÊ AMA: O MEU LUGAR NO MUNDO

OBS: H, eu te amo muito! Obrigada por entender, topar e incentivar todos os meus projetos "malucos". E muito obrigada por fazer de qualquer lugar, um lugar feliz, pra mim! Sua Mi

Desafio de fotografia - algo que eu adoro

Esta é a 2a parte do Desafio de Fotografia - Gaste Tempo Com Quem Você Ama! Você pode fazer imagens para as três partes (links no final deste post) ou para uma só, se quiser. Você escolhe, está bem? Aqui são só algumas ideias de como você pode participar "fotograficamente" da campanha Gaste Tempo Com Quem Você Ama! Porque a vida muda, mas o seu carinho pode ficar registrado pra sempre!!!

Sabe aquela coisa pela qual você é obcecado? Tenha ela em mente e saia para fotografar. Quando você encontra o objeto do seu desejo, imediatamente se sente feliz e empolgado, não é mesmo?

Ás vezes, muitas vezes, essas "coisas" são pequenas. Um chocolate que te lembra o lugar que você visitou, aquela comida que só a sua mãe fazia, uma bolsinha que ganhou de herança da avó, os brincos que o seu grande amor te deu...

As "coisas", quando são importantes, valem mais pelo que representam do que pelo quanto custam.
Qual é o algo que você adora? Aquele que te traz boas lembranças? Aquele que te deixa feliz? Você já pensou que algo, pequeno mas significativo, pode fazer a diferença da vida de alguém que você ama? Então, hoje é o dia!!!! Recorde o que te faz bem e crie recordações para quem te faz bem, também!

DESAFIO DE FOTOGRAFIA - ALGO QUE EU ADORO
Fotografar 5 objetos que te trazem lembranças felizes, imprimir, escrever a motivo atrás da foto e mandar para alguém que vá ter as mesmas memórias que você.
Se for publicar, por favor, use #GasteTempoComQuemVoceAma. Assim, todo mundo pode se inspirar!


GASTE TEMPO COM QUEM VOCÊ AMA: ROSTOS DO LUGAR DE ONDE EU VIM
GASTE TEMPO COM QUEM VOCÊ AMA: ALGO QUE EU ADORO
GASTE TEMPO COM QUEM VOCÊ AMA: O MEU LUGAR NO MUNDO

Desafio de fotografia - rostos do lugar de onde eu vim

Esta é a 1a parte do Desafio de Fotografia - Gaste Tempo Com Quem Você Ama! Você pode fazer imagens para as três partes (links no final deste post) ou para uma só, se quiser. Você escolhe, está bem? Aqui são só algumas ideias de como você pode participar "fotograficamente" da campanha Gaste Tempo Com Quem Você Ama! Porque a vida muda, mas o seu carinho pode ficar registrado pra sempre!!!

Eu estou num processo de busca pela confirmação da minha cidadania como herança dos meus bisavós. Quase todo mundo no Brasil é neto ou bisneto ou tataraneto de alguém que veio de um lugar bem longe. Quase todos nós temos uma história que começou a ser escrita em outro lugar. Então, em breve, eu venho contar para vocês como está sendo essa minha aventura em busca das minhas origens (e te passar tudo o que eu fui aprendendo, no meio do caminho, para quem quiser embarcar nessa, também).

Mas fato é que eu nem conheci meus bisavós e os pais deles, que são aqueles que me deixaram de herança minha parte portuguesa, espanhola, italiana. Só que eu conheci meus avós! Ah, que delícia ter avós!!! Eu amava!

Meu avô paterno faleceu quando eu tinha 1 ano e pouco. E o único registro que eu tinha de ter convivido com ele era uma foto, em preto e branco, pendurada no meio de tantas outras, na parede da sala da casa da minha avó. Um me segurava pela mão, enquanto eu andava na barriga do outro. Sendo bem honesta, eu não me lembro do meu avô... mas aquela foto me transmite todo o carinho que ele sentia por mim. Aquele registro fez o momento ficar congelado no tempo. Um momento bom!

E para que você tenha muitos momentos bons na sua vida, também, pelos anos e anos que vem por aí, te desafio a, no dia 31.05, fazer fotos com os personagens que escreveram a SUA história e que ainda estão por aqui! Vá visitar seu avó e jogar uma partida de damas com ele; compre um bolinho praquela sua babá, que você não vê há anos; leve aquela tia querida ao shopping; durma na casa dos seus pais; faça uma sessão cinema com seus irmãos mais velhos; tome um cházinho com sua avó. E registre!

Quanta sorte você tem, se ainda tiver os avós por perto!!!
Os meus quatro já se foram (e eu sinto muita falta, especialmente das mocinhas, nos meus finais de semana)... mas, como eu sou alguém pra quem a vida sorri, eu ganhei duas avós de presente: uma do Fer, outra do H. Eu as adotei e elas me adotaram. E adotaram meus filhos. E a minha vida é mais interessante e feliz, por causa delas! Agora, vocês podem adivinhar o que eu vou fazer, neste sábado?...

DESAFIO DE FOTOGRAFIA - ROSTOS DO LUGAR DE ONDE EU VIM
Fotografar retratos de 5 pessoas que fazem parte da sua história, imprimir e mandar para elas.
Se for publicar, por favor, use #GasteTempoComQuemVoceAma. Assim, todo mundo pode se inspirar!






GASTE TEMPO COM QUEM VOCÊ AMA: ROSTOS DO LUGAR DE ONDE EU VIM
GASTE TEMPO COM QUEM VOCÊ AMA: ALGO QUE EU ADORO
GASTE TEMPO COM QUEM VOCÊ AMA: O MEU LUGAR NO MUNDO

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Gaste Tempo Com Quem Você Ama! - versão 2014

PAUSA.

Se você estava esperando mais um post sobre decorações de festas de aniversário (sim, teremos muitas por aqui, nos próximos dias! Junho é O mês na minha família, lembram-se?), esperem um pouquinho. Se vieram ver se tinha a continuação das dicas de fotografia para ensinar crianças (e adultos) a fazer imagens que ganhem "UAU", aguentem aí. Se estavam com saudades da Mirys que escreve sobre a vida, escreve sobre as pessoas, escreve sobre o amor... esse post é pra você! Puxe a cadeira e vamos lá!

Todo ano, no dia 31 de maio, aqui em casa, a gente comemora o "Dia da Família". Foi um dia que a gente decidiu celebrar a vida de quem a gente ama e está perto (ou longe) de nós. Porque, na verdade, a gente deveria fazer isso TODOS-OS-DIAS. Mas não faz, não é mesmo? Eu sei... eu sei... vem a vida e, plim, enche a gente de coisas "importantes". Emprego de 6 ou 8 ou 12hs por dia, trabalho de faculdade pra entregar, programa de TV que seguimos há séculos e não podemos perder, compromissos, compromissos, compromissos.

Então, eu te digo que é tudo uma questão de PRIORIDADES. O seu emprego é importante porque ele te mantém? Ótimo. Concordo. Mas, quando você sai de lá, você deixa o trabalho pra trás? Você vai na sua mãe, tomar um café com ela? Ou chega em casa e se joga no chão pra brincar com seu filho? Ou liga para uma amiga e sai pra tomar um chopp e colocar a conversa em dia?

Para me lembrar de que a minha prioridade são as PESSOAS da minha vida, e para enraizar essa mensagem (que eu julgo) importante na cabecinha dos meus filhos, criamos a campanha "Gaste Tempo com Quem Você Ama!". E, no dia 31.05, seja qual dia da semana for, nós gastamos TEMPO com quem é importante pra gente. Nós já criamos cartões e papéis de carta, e passamos a semana anterior escrevendo para os nossos queridos que moram longe; eles já fizeram bilhetinhos, colaram em bombons e levaram pra escola; eu já liguei para minhas amigas de infância (que moram em outras cidades, hoje) e passei um tempão no telefone; nós já gravamos DVDs com fotos e levamos para os avós.

Nesse ano, eu te proponho mais uma ideia para participar da campanha "Gaste Tempo Com Quem Você Ama!": um projeto fotográfico que te faça sentir VIVO! Porque você não sabe até quando vai ter por perto as pessoas mais importantes do mundo pra você; até quando vai morar nessa cidade que ama; até quando vai ter coisas que guarda com tanto carinho porque te trazem recordações deliciosas. É a minha cara, esse projeto! Espero que seja, também, a sua!

Com foto ou do jeito "tradicional", eu te convido para gastar tempo com quem é importante para você, neste dia 31. Vamos lá! É sábado!!! Fica bem fácil de encontrar aquele tempinho para dar uma passadinha na sua avó, levar seu afilhado para passear, visitar aquela amiga querida, fazer uma jantinha especial na sua casa. Só te peço uma coisa: se participar da campanha, deixe um comentário para a gente contando o que você fez? Porque o amor é contagioso e sempre inspira outras pessoas (eu acredito nisso, e você?). Então, quem sabe a SUA IDEIA possa ajudar outra pessoa a gastar tempo com quem ela ama?

Bjos e bênçãos.
Mirys

GASTE TEMPO COM QUEM VOCÊ AMA: ROSTOS DO LUGAR DE ONDE EU VIM
GASTE TEMPO COM QUEM VOCÊ AMA: ALGO QUE EU ADORO
GASTE TEMPO COM QUEM VOCÊ AMA: O MEU LUGAR NO MUNDO
(se participar do projeto fotográfico, por favor, use #GasteTempoComQuemVoceAma, para todo mundo poder acompanhar o seu jeito de ver a campanha).



A campanha, nos anos anteriores:
Em 2013 - aqui.
Em 2012 - aqui, aqui, aqui.
Em 2011 - aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Em 2010 - aqui

terça-feira, 27 de maio de 2014

Blogagem Coletiva Fotográfica - algo velho (serve um barco?)

Hoje, tem participação especial, aqui nesta Bagunça: foto do H (que está cada dia melhor nesse negócio de registrar a vida)! Faz dias (muitos dias!) que ele teve que ir pra longe, trabalhar. Num lugar que tem um cotidiano muito diferente do nosso, com tantas particularidades, com detalhes que eu adoro... E o H sabe disso. Então, ele gastou o dia de folga dele fazendo fotos pra mim.



Mesmo a 3000 km de distância, ele se preocupou em me contar o dia dele, em fotos! Te amo, H.

Quer ver mais participações especiais desta BC Fotográfica? Vai lá na casa da Moça de Família!

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Festa de Aniversário - BICICLETAS!!! O convite

Como vocês sabem, a nossa festa foi nas cores amarelo e cinza (ando in love com essa dupla). Então, nosso convite ficou assim:



Mas, pode ser que você queira outra combinação de cores! Que tal preto + azul?



Ou vermelho + azul (a combinação clássica das clássicas pra quem já fez todas as festas de Hot Wheels, Cars, e cia, do mundo!):



Quem sabe você curte mais um verdinho?



Ou quer usar uma dupla que já tem bastante acessório por aí (pratos, copos, talheres): azul + marrom!



Agora, é só recortar o modelo da sua preferência, colar no word, copiar várias vezes na mesma folha (até 6 por folha, fica de um tamanho legal o convite), imprimir, recortar e distribuir por aí! Boa festa pra você!

Mais detalhes do tema
FESTA DA BICICLETA: outras inspirações
FESTA DA BICICLETA: o convite
FESTA DA BICICLETA: decoração



quarta-feira, 21 de maio de 2014

Festa de Aniversário - BICICLETAS! A decoração

Vocês sabem que eu sou super fã de festas de aniversário "caseiras", não é? Acho mais aconchegante receber os amigos em casa e não ter hora pra festa acabar. Gosto de poder receber quem está gravidíssima, ou mais velhinha, ou com perna quebrada, ou tem um bebê minúsculo (com horário para se alimentar e para dormir) e sempre ter um sofá confortável ou uma cama gostosa, caso eles precisem.

Para fazer acontecer as comemorações do jeito que os pequenos (e grandes) sonham, eu me jogo no melhor estilo "faça você mesma"! Desta vez, não foi diferente! Primeiro, busco inspirações na internet ou com amigas descoladas; depois, escolho as cores; bolamos um convite bacana e um recado do "presente social"; daí começa a parte de criação das tags de docinhos e das lembrancinhas (um jeito super fácil, rápido e divertido de personalizar sua festa e dar aquela cara "profissa" no evento).

E a nossa festa da bike ficou assim:

Como a festa era de menino, eu não queria uma mesa com toalha caindo, com bordinha, com "fru-fru". Temos uma mesa quadrada (com retangular, dá certo, também). então comprados 2 pedaços de TNT nas cores do tema (neste caso, amarelo e preto, porque TNT cinza não encontramos) e "encapamos" a mesa com essa toalha. Prático, bonito, barato e fica com um visual bem masculino!



Imprimimos bandeirinhas com a frase "feliz aniversário" e colamos em duas laterais da mesa. E as bandeirinhas com as figuras de bike, nós colamos em canudinhos (queria ter encontrado canudinhos pretos, mas não encontrei...), frente e verso, e colocamos em potes e copos com doces.



Com as bandeirinhas, nós também fizemos uma faixa que ficou na entrada da casa com o nome e a idade do aniversariante. Então, as bandeirinhas "em branco" estão aí! Divirta-se!!! É só salvar a imagem, colar no word quantas vezes precisar e escrever o que você quiser dentro das bandeiras.



Também fizemos tags para docinhos com figuras de bikes + a idade do aniversariante (eles AMAM esse detalhe) + o nome dele.



Dá pra comprar um pacote de folha adesiva INTEIRA, copiar o arquivo abaixo e colar no word. Aí é só imprimir, recortar, decorar sua festa e correr pro abraço!!! (ps: tem mais detalhes de como fazer tags neste post aqui - festa de aniversário = faça você mesmo



Por fim, as lembrancinhas. Eu queria ter tido tempo para procurar os squeezes para pequenos corredores... mas não deu. Então, como já tínhamos muitos doces na mesa, que todos levariam embora, comprei um pacote de M&M para cada criança, embalei com papel crepon amarelo e colei uma etiqueta!



Para fazer os seus, você pode usar esse modelo aqui! É só colocar o nome do seu aniversariante e a idade, na parte cinza!



Se você quiser mais alguma "frescurinha", pode usar as placas para indicar onde estão as principais coisas da comilança:







E, caso queira colocar garrafinhas de água personalizadas na mesa... temos o modelo, também! É só imprimir na folha de adesivo inteira, recortar e colar nas garrafas!



FESTA DA BICICLETA: outras inspirações
FESTA DA BICICLETA: o convite
FESTA DA BICICLETA: decoração

terça-feira, 20 de maio de 2014

Dica de Fotografia #43 - lifestyle / cotidiano (BC fotográfica)

Hoje, vamos falar, novamente, sobre fotografia de cotidiano (lifestyle photography), que são suuuuuper usadas em blogs, sites, instagram, etc, por aí! Mas essa dica é muito bacana porque ela serve, também, para quem não usa nenhuma dessas vias digitais, mas adoraria guardar fotos bacanas da sua própria família! Porque fotografar a vida diária é contar a sua história, em imagens!

DICA DE FOTOGRAFIA #43 - LIFESTYLE (PARTE 2)



Fotografar cotidiano é registrar a vida em movimento, enquanto ela acontece! Então, o mais interessante é não ter fotos "posadas", mas deixar os "modelos" fazerem algo que os entretenha e ir clicando enquanto isso. O que seus filhos/pais/irmãos/amigos gostam de fazer? Ler livros, andar de bike, soltar bolinhas de sabão, ouvir música no quarto? REGISTRE A VIDA EM AÇÃO!



Eu sei que, na primeira dica deste tema, eu falei para você se concentrar nos detalhes. Mas, às vezes, é bem legal tirar uma foto mais "de longe", que mostre o AMBIENTE onde aquela ação toda está acontecendo. Quando seu adolescente, por exemplo, estiver ouvindo música no quarto, será bem legal ter uma foto em close (bem perto), que mostre o modelo com um fone de ouvido rock´n roll... mas será muito interessante, também, ter uma foto do quarto inteiro, mostrando posters dos idolos colados na parede, coleção de CDs pelo chão, uma jaqueta de couro pendurada... né?


(você sabe que ele está numa fazenda, mas a foto debaixo não dá uma ideia melhor? Por isso, faça os dois tipos de foto!)



Fotos de cotidiano têm que ter balanço, espontaneidade, nada de pose, certo? Quase! Nessas fotos, não é bom que você "dirija" a cena porque não vai sair natural... mas você pode escolher que a atividade aconteça num lugar que a luz seja melhor para você! Assim, se você vai registrar seu filho montando um quebra-cabeças, leve a caixa do jogo até uma mesa pertinho da janela ou mesmo uma mesa no quintal. Pronto!!! As fotos vão ficar bem melhores do que se fossem feitas com seu filho sentado no meio de uma sala de chão escuro. Então, deixe que o modelo escolha a atividade que ele gosta, mas você ESCOLHE O LUGAR COM A MELHOR LUZ PARA A FOTOGRAFIA. Combinados?



Na fotografia da vida, não é só o fotografado que se mexe... mas você também! Então, se for levar seu filho para brincar no parquinho, não se esqueça de agachar no chão para tirar uma foto do balanço - de baixo para cima! O ÂNGULO que você escolhe, muda a informação que você transmite e a sensação que a sua foto passa.





ANTECIPE a sua foto! Como? Simples! Se você der um dente-de-leão, na mão de uma criança, o que vai acontecer? O que? O que? Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três... ela vai assoprar!!!! Claro! E se você pegar um balde de pipoca + um filme? Todo mundo no sofá! Então, você sabe (pelo menos, um pouco) o que vai acontecer se propuser certas atividades pra sua família. Por isso, se antecipe! Deixe aquelas almofadas macias (e lindas) pela sala, troque a manta que fica por ali para as noites fresquinhas, cuide dos detalhes: porque todas essas coisas vão aparecer na sua foto!



Se você fez aquela imagem sensacional, daquele momento incrível, com as pessoas que você adora... mas o lugar não era bonito e sua foto tem "informações extras indesejadas" (tipo muros pixados atrás, latas de lixo no canto, cama desarrumada, etc, etc, etc), tente transformá-la em PRETO E BRANCO! Geralmente, fotos assim entram num outro "clima" e quando as cores saem de foco... o modelo aparece! Tente! (PS: neste post aqui, eu já dei dicas de editores de fotos gratuitos e virtuais)



Principalmente, DIVIRTA-SE!!! Você está registrando a sua vida, a sua história, enquanto ela acontece. Então, divirta-se!!! Boas fotos e boa vida!



Ah! A primeira parte dessa dica está aqui: Dica de fotografia #33 - vida diária



quinta-feira, 15 de maio de 2014

Dica de Fotografia #42 - como ensinar seu filho a fotografar? (parte 2)

DICA DE FOTOGRAFIA #42 - ENSINANDO CRIANÇAS A FOTOGRAFAR

E aí, já se arriscou a começar a brincadeira com o seu filho, também? Ou com seus sobrinhos? Ou seus afilhados? Me conta o que vocês acharam das dicas da semana retrasada, pra gente crescer junto!



Provavelmente, você e as crianças da sua vida fotografaram coisas em casa, na dica anterior, certo?

Está na hora de sair de casa e se divertir!!! Na rua (em uma praça ou um jardim, por exemplo), no meio do dia, nós temos muita luz! Sempre! Vamos ver a diferença que faz fotografar no sol ou na sombra? O sol deixa essas marcas escuras embaixo dos olhos e faz com que os modelos façam "caretas" para aguentar a luminosidade. A sombra, não! A sombra é bacana, a sombra é amiga, a sombra tem claridade sem luz que cega! Viva a sombra!!!











Se não tiver outra opção a não ser fotografar com o sol na cabeça, deixe o objeto contra o sol! Vai dar um brilho lindo nos cabelos.
Ou fotografe a pessoa de costas, fazendo alguma atividade legal ou num lugar bem bonito. Afinal, foto é isso: contar uma estória com imagens! E as estórias não acontecem só quando a gente está de frente, olhando pra câmera, né?






Última dica do dia: usar ou não usar o flash? Eu, particularmente, tento trabalhar sem o flash embutido na câmera, sempre que eu posso. As cores ficam mais suaves, a pele fica mais natural, a luz é mais bonita. Você captura melhor as cores que seu olho está vendo.



O flash (luz artificial), por outro lado, garante que os objetos fotografados fiquem mais nítidos, quando não se tem muita luz no ambiente.



Então, façam suas escolhas a cada clique, tá? Só não deixem a câmera com o flash ligado s-e-m-p-r-e...



PS: continue no "auto mode" (câmera no modo automático). As suas crianças ainda têm coisas para aprender antes de colocarem a câmera no manual.

PS 2: não se esqueça de colocar #pequenosfotografos1BD nas suas imagens que forem para as redes sociais, tá? Daí, elas vem parar aqui!!!



Pin It button on image hover