sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Diplomas na parede

"Mirys, já sei o que você pode me dar de Natal!", disse um dos meus sogros, assim de repente. Antes que você se assuste, deixe eu te explicar: tenho dois sogros e duas sogras - e eles são os melhores que eu poderia querer!

"O que você gostaria de ganhar?", perguntei. Ora, se ele estava tão empolgado com ganhar uma determinada coisa, quem era eu pra desanima-lo?
"Fotos! Eu quero um poster de fotos com cada um dos meus netos! Pra colocar na minha sala. Que não tem nada na parede, a não ser uns diplomas..."

"Apenas uns diplomas", no caso desse meu sogro, significa graduação, pós graduação, mestrado, doutorado e pós doutorado, nas melhores universidades daqui e do exterior. Mesmo assim, pra ele, naquele momento, era quase nada. Faltavam fotos das crianças na parede dele.

E fiquei pensando. Diplomas atestam que somos capazes, que vencemos, que conquistamos. Demonstram que nós concluímos algumas etapas da vida e saímos delas vitoriosos. Apontam para todas as nossas capacidades, intelectualmente falando. E fotos, indicam o que?

Eu, que sempre fui fanática por registros fotográficos, que me empolgo com um raio de sol diferente, um sorriso banquela, uma caminhada na praia num dia nublado (a melhor luz pra praia), não tenho nenhum diploma na minha parede. Não que eu não tenha feito cursos. Fiz. E não foram poucos. Mas eu não pensaria nem meia vez antes de pendurar uma foto de um sobrinho com a boca suja de sorvete, naquele novo prego da parede, ao invés de uma especialização no quer que fosse!

Minhas paredes são repletas de fotos de 4 crianças, mais alguns sobrinhos, mais cenas de romance com o H (nas paredes do meu quarto), mais umas imagens de Paris (ah! Paris!...). A minha geladeira tem vários desenhos de crianças fixados com imãs - das primeiras letras, dos primeiros números ou dos milésimos desenhos com uma família com um coração sobre ela. A divisória da minha baia de trabalho também não tem registros de conquistas escolares ou profissionais. Tem muitos bilhetes escritos com letras infantis e as melhores fotomensagens de toda a minha família. Eventualmente, tem algum comentário do blog colado ali.

Acho que eu prefiro assim porque as fotos e os recadinhos me dão o melhor atestado que eu poderia querer: o de que eu vivo, que eu amo e sou amada. Muito! Que eu conquistei o que de mais importante eu tinha pra conquistar nessa vida: o amor da minha família e o carinho dos amigos. As fotos que meu sogro tanto quer vão dar essa sensação para ele: eu faço parte de uma família. Eu tenho uma história, com H maiúsculo, e eu tenho continuação.

Que atestado melhor alguém poderia querer nessa vida?

Então, lá vou eu fazer uma coletânea de imagens das crianças com os avós ou sozinhas, para enfeitar a parede de um dos avós delas. E eu sei, dentro de mim, que elas valem mais do que qualquer outro papel impresso que tenha por ali, por mais importantes que eles sejam.

4 comentários:

  1. belíssimo texto, amiga! Me emocionou, porque é assim que penso tbm!! Não existe diploma mais importante na vida, nem projeto melhor e todos os anos de dedicação que valham mais que ter pessoas que amamos e que nos amam. Pendurar esse amor na parede, nos traz mais paz, mais orgulho, mais carinho, mais alegria e mais colorido! Te adoro, entre outras coisas, pela forma como vc enxerga as coisas!!

    beijo no coração

    ResponderExcluir
  2. Eu tô relapsa com as fotos. A mais recente é do Crisma da Maria Clara em 2009...

    ResponderExcluir
  3. Tem post novo e blogagem coletiva no meu cantinho. Participa!
    Bj e fk c Deus,
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto.
    Concordo contigo: nem por um segundo cogito colocar um diploma na parede ao invés de fotos dos meus amores, os primeiros desenhos do meu filhote, as frase que eu e marido trocamos.
    Mirys você me emocionou.
    Beijão.

    ResponderExcluir

Comentar é o seu jeito de fazer a minha bagunça mais feliz! Obrigada!

Pin It button on image hover