segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Meu filho e a Martha Medeiros

Dia desses, nós fizemos uma viagem deliciosa, para o casamento de dois amigos muito queridos. E como toda viagem pede entretenimento, cada uma das crianças pegou vários gibis (Turma da Mônica Jovem arrasa!), alguns livros, músicas pra ouvir no caminho. Eu, como tinha pouco tempo, peguei a câmera e um livro da Martha Medeiros. Ando numa fase de amores com ela! Simplesmente adoro! Quando estou lendo um livro (geralmente de crônicas curtinhas) e sinto que ainda não me envolvi com a estória, vem a Martha e plah!!!! Tira uma grande sacada do texto e, pronto, já estou completamente conquistada, novamente.

Então, na ida, eu fui lendo o meu "feliz por nada" e parando para tirar algumas fotos.

Na volta, depois de viagem + casamento + festa + conversa com amigos até altas horas + churrasco no dia seguinte, o marido pediu uma trégua do volante (o que é raríssimo) e eu assumi a direção. Adoro dirigir na estrada! Curto a paisagem, o caminho, o silêncio ou a música, a expectativa de ir para um lugar diferente ou de voltar pra casa. Gosto de viajar de carro porque você pode parar quando quiser, onde quiser, nem que seja só pra comer um pão de queijo antes de cruzar a fronteira MG/SP e dizer adeus a Minas Gerais, mais uma vez.

Lá vinha eu, pela estrada afora, nada sozinha, achando que todos no carro dormiam, quando o meu mais velho (9 anos) fala: "mãe, acabei meu livro."
"Não tem outro, filhote?"
"Não, acabei todos."

Enquanto eu pensava em qual brincadeira de adivinhação eu podia fazer com ele (ele adora isso) ou qual assunto eu poderia puxar para conversar, ele se resolveu: "Mãe, você tem um livro aí? Trouxe algum pra você?"
Eu tinha. Mas não era livro "de criança". Era Martha Medeiros, minha MM preferida, atualmente. Legal, legal demais!, mas para mim. Fiquei entre emprestar meu livro e vê-lo decepcionado com aquela autora que eu adorava e que ele não iria, provavelmente, entender, ou dizer que o livro que eu tinha não era apropriado pra idade dele. Resolvi arriscar. Olhei pra capa do livro e vi "45a edição". No meio de tantas edições, não era possível que eu tivesse o único garoto de 9 anos querendo ler a MM! E as chances eram mínimas de que todos os outros tivessem ficado decepcionados. Dei uma chance pro livro e pro meu filho: "Tenho esse. Tó."

Não emendei um "é Martha Medeiros e a mamãe adora!", que era pra não influenciar.

Silêncio. Durante uns bons quilômetros, eu não ouvi um pio vindo do banco de trás. Pensei que, talvez, o mini leitor tivesse dormido e, nessa altura do campeonato, eu fosse receber um livro babado, de volta. Quando, de repente, ele gargalha. "Putz, muito da hora essa escritora, mãe."
"Sério, filhote? Você gostou?", perguntei meio desconfiada.
"Ela é super engraçada".

Uau! Ele não só tinha lido a MM, como tinha ENTENDIDO o humor sutil e delicioso dela! Eu estava feliz. Mais do que isso, eu estava orgulhosa.

"É mãe, eu li mesmo. Até a estória do isopor e da neve", o que significava 7 crônicas lidas, em uns km de estrada.
"E você gostou?"
"Hurum. Achei legal ela falar da neve que caia que não era neve. Era só isopor, sabe mãe. Ela estava metaforicamente falando."

Putz, digo eu, filho!

10 comentários:

  1. Nossa, eu teria o mesmo orgulho que você!
    Adorei o "metaforicamente falando"!
    Que inteligente, hein!
    B-jão!

    ResponderExcluir
  2. Babando mais uma vez nesse meu sobrinho!
    "Isso que dá" incentivar e dar bons exemplos...
    bjs..

    ResponderExcluir
  3. Não sei se eles nos surpreendem por estarem além, ou se nós os subestimamos por olhá-los como se fossem crianças da nossa infância! Filhos leitores, muito bom tê-los!

    ResponderExcluir
  4. Cada dia uma surpresa nova .É uma delicia ver o crescimento desses filhos !!!! eu estou amando !!!!!

    ResponderExcluir
  5. faço minhas as palavras da Fernandinha!!!

    beijoca, minha linda!

    ResponderExcluir
  6. Nossa orgulho para qq pai e mãe né?
    Adoro sentar e ler como joao, no Tiago eu nao consegui incentivar a leitura e auto "da hora" pra ele é aquele que escreve livros fininhos ....,, mas o joão, o olhinho dele brilha qdo encontra um livro. As vezes meu pensamento egoísta vendo-o nessa fase. Vai ter certeza de que meu pequeno cresceu.... bjs Mirys

    ResponderExcluir
  7. Oi Mirys
    Mais cedo pelo celular mandei meu comentário... como a mamys aqui ainda está se familiarizando com a tecnologia android kkk gostaria de confirmar se você recebeu ?

    E quanto ao posto dos 3 pedidos simples... mandei pro e-mail tá ?
    Bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir
  8. Que legal Mirys.

    Eu tb adoro Marta Medeiros.

    Parabéns pelo filho leitor que tens!

    Feliz 2014!

    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Que orgulho hein, como são surpreendentes as crianças....
    Mas vamos ao assunto que trouxe para cá, ontem comecei um projeto inspirado no seu 10 on 10, é o 365 dias, 365 fotos. Que consiste em uma foto e uma legenda por dia, dos meninos ou de algo, para que eu possa perceber o momento mágico de cada dia do ano.
    Então fui ao seu antigo blog, que fazia horas que eu não entrava, para linkar e fiquei muito feliz com o que eu encontrei, casa nova, vida renovada.
    Você sempre me tocou com seus textos e reflexões e sua forma de ver a vida, sou sua fã um grande beijo!!!!
    Ps: tô colocando as fotos na minha fanpage no facebook, ( Mãe da Hora) se quiser dá uma passadinha lá.
    Volto logo, 1000 beijos X 6, Cynthia

    ResponderExcluir
  10. Sem nenhuma metáfora, seu filho arrebentou, hahahaha
    Blog novo super 10! Adorei!
    Beijos
    Thaty

    ResponderExcluir

Comentar é o seu jeito de fazer a minha bagunça mais feliz! Obrigada!

Pin It button on image hover