terça-feira, 20 de maio de 2014

Dica de Fotografia #43 - lifestyle / cotidiano (BC fotográfica)

Hoje, vamos falar, novamente, sobre fotografia de cotidiano (lifestyle photography), que são suuuuuper usadas em blogs, sites, instagram, etc, por aí! Mas essa dica é muito bacana porque ela serve, também, para quem não usa nenhuma dessas vias digitais, mas adoraria guardar fotos bacanas da sua própria família! Porque fotografar a vida diária é contar a sua história, em imagens!

DICA DE FOTOGRAFIA #43 - LIFESTYLE (PARTE 2)



Fotografar cotidiano é registrar a vida em movimento, enquanto ela acontece! Então, o mais interessante é não ter fotos "posadas", mas deixar os "modelos" fazerem algo que os entretenha e ir clicando enquanto isso. O que seus filhos/pais/irmãos/amigos gostam de fazer? Ler livros, andar de bike, soltar bolinhas de sabão, ouvir música no quarto? REGISTRE A VIDA EM AÇÃO!



Eu sei que, na primeira dica deste tema, eu falei para você se concentrar nos detalhes. Mas, às vezes, é bem legal tirar uma foto mais "de longe", que mostre o AMBIENTE onde aquela ação toda está acontecendo. Quando seu adolescente, por exemplo, estiver ouvindo música no quarto, será bem legal ter uma foto em close (bem perto), que mostre o modelo com um fone de ouvido rock´n roll... mas será muito interessante, também, ter uma foto do quarto inteiro, mostrando posters dos idolos colados na parede, coleção de CDs pelo chão, uma jaqueta de couro pendurada... né?


(você sabe que ele está numa fazenda, mas a foto debaixo não dá uma ideia melhor? Por isso, faça os dois tipos de foto!)



Fotos de cotidiano têm que ter balanço, espontaneidade, nada de pose, certo? Quase! Nessas fotos, não é bom que você "dirija" a cena porque não vai sair natural... mas você pode escolher que a atividade aconteça num lugar que a luz seja melhor para você! Assim, se você vai registrar seu filho montando um quebra-cabeças, leve a caixa do jogo até uma mesa pertinho da janela ou mesmo uma mesa no quintal. Pronto!!! As fotos vão ficar bem melhores do que se fossem feitas com seu filho sentado no meio de uma sala de chão escuro. Então, deixe que o modelo escolha a atividade que ele gosta, mas você ESCOLHE O LUGAR COM A MELHOR LUZ PARA A FOTOGRAFIA. Combinados?



Na fotografia da vida, não é só o fotografado que se mexe... mas você também! Então, se for levar seu filho para brincar no parquinho, não se esqueça de agachar no chão para tirar uma foto do balanço - de baixo para cima! O ÂNGULO que você escolhe, muda a informação que você transmite e a sensação que a sua foto passa.





ANTECIPE a sua foto! Como? Simples! Se você der um dente-de-leão, na mão de uma criança, o que vai acontecer? O que? O que? Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três... ela vai assoprar!!!! Claro! E se você pegar um balde de pipoca + um filme? Todo mundo no sofá! Então, você sabe (pelo menos, um pouco) o que vai acontecer se propuser certas atividades pra sua família. Por isso, se antecipe! Deixe aquelas almofadas macias (e lindas) pela sala, troque a manta que fica por ali para as noites fresquinhas, cuide dos detalhes: porque todas essas coisas vão aparecer na sua foto!



Se você fez aquela imagem sensacional, daquele momento incrível, com as pessoas que você adora... mas o lugar não era bonito e sua foto tem "informações extras indesejadas" (tipo muros pixados atrás, latas de lixo no canto, cama desarrumada, etc, etc, etc), tente transformá-la em PRETO E BRANCO! Geralmente, fotos assim entram num outro "clima" e quando as cores saem de foco... o modelo aparece! Tente! (PS: neste post aqui, eu já dei dicas de editores de fotos gratuitos e virtuais)



Principalmente, DIVIRTA-SE!!! Você está registrando a sua vida, a sua história, enquanto ela acontece. Então, divirta-se!!! Boas fotos e boa vida!



Ah! A primeira parte dessa dica está aqui: Dica de fotografia #33 - vida diária



6 comentários:

  1. Quanta dica legal! Fotografar o cotidiano vai ficar muito mais especial depois do teu post!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Que legal,Mirys! Adorei e as tuas dicas são certas e tudo de bom, bem explicadinhas! Uma linda semana,beijos e obrigadão pelo carinho! E sabes, os céus são lindos e podemos fazer trocentas por dia, sempre diferentes! Hoje por acaso, levei até um susto ao publicar no meu blog dos céus:são 1510 publicaçoes e imagina quantos céus l? beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Mirys adorei as dicas. Geralmente fotografo de qualquer jeito, só para registrar o momento.

    ResponderExcluir
  4. Lindas fotos, mas a da porteira levou-me até a minha infância na fazenda. Havia as porteiras para serem abertas e eu adorava abrí-las, às vezes, do lado de uma porteira havia o tal de matas-burros que era para os animais não fugirem, sei lá...Muito legal. Linda postagem Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, o cotidiano fica mais bonito se a gente colocar poesia neles e fotografa-lo é uma forma de fazer isso.

    ResponderExcluir

Comentar é o seu jeito de fazer a minha bagunça mais feliz! Obrigada!

Pin It button on image hover