terça-feira, 18 de março de 2014

Você faria uma peruca para elas?

Desde pequenininha, eu tive xodó com o meu cabelo! Sempre achei que era uma das coisas que eu mais gostava em mim (e na minha super lista só tinham DUAS coisas que eu gostava em mim... no resto, eu achava um monte de defeitos).

Mas desde pequenininha, também, eu ia visitar / esperar / buscar meu pai, num hospital de câncer. E sentada naquela sala de espera, eu revi muitos dos meus conceitos e adotei alguns princípios que levo comigo até hoje. Porque você leva um enorme chacoalhão da vida, quando está lá, no auge dos seus 13 anos, pensando que sua vida é "horrível" porque o menino de quem você gosta não te deu bola, que é "impossível" ser feliz quando sua nota na escola não foi boa, que "não existe nada pior" do que pedir dinheiro para o pai quando você quer comprar uma revista Capricho e ele fala 'não'... daí, do nada, uma cadeira de rodas surge no começo do corredor... e aquele paciente vem chegando perto de você... e você se dá conta de que é uma criança... e você se dá conta que ela está careca... e você percebe que ela sorri. Sorri e te diz "oi! Tudo bem?". Ás vezes, te deseja um ótimo dia! E vai embora sorrindo.

Naquele momento, você percebe que a sua vida não é horrível, nem impossível. Nem a daquela criança é! Tudo depende da sua atitude com relação ao que te acontece!!! Aquelas crianças com quem eu me encontrei e que mudaram o meu jeito de pensar escolheram aceitar o que a vida tinha para elas com a maior graça possível, com alto-astral, com simpatia, com respeito por quem cuidava delas, com sorrisos para quem cruzasse o seu caminho. Tem modo mais lindo e sábio de se viver???

Atualmente, as crianças continuam me ensinando. Agora são as minhas!



Eu participo de campanhas sociais, já fiz projetos em orfanatos, criei o "presente social" nos aniversários da nossa casa, estou sempre incentivando as doações por aqui. "- Mas, mamãe, eu não trabalho... não tenho dinheiro para doar". Então eu começo o meu discurso que a gente doa o que a gente tem: roupas, brinquedos, comida, TEMPO. E não doa "resto", aquilo que se quebrou e você não pode usar mais. Doar é dividir o que você tem (que é muito) com quem não tem (ou tem muito pouco).

Para que a solidariedade não fique só na teoria, as crianças participam das arrecadações e das entregas das doações. Eu sei... é triste para o seu filho ver uma criança num orfanato ou na pediatria de um hospital oncológico. Eu concordo. Também é triste para os meus. Mas deve ser muito mais triste para os filhos das outras pessoas que vivem naquele orfanato ou naquele pediatria, não? E eu quero que meus filhos tenham essa troca de experiências, que sejam sensíveis ao que os outros sofrem, entendam que mais um brinquedo na sua coleção é bem diferente do que o único brinquedo de outra criança. Porque nós não somos mais bonitos ou importantes ou especiais do que ninguém. Nós temos muitas bênçãos, nessa vida, e queremos dividir, pois alegria dividida é alegria multiplicada!

Então, num dia desses, eu decidi doar uma das coisas mais preciosas para mim e na qual eu não mexo há muito tempo.

EU VOU DOAR O MEU CABELO!



Tomei uma decisão difícil, mas minha mais nova me deu uma lição de vida, aos 7 anos de idade: "- Mamãe, você não diz sempre pra gente doar o que a gente tem? Eu tenho cabelo! E ele é lindo! Eu vou doar o meu cabelo, também! A gente faz uma peruca e leva para alguma menininha que tenha câncer". É filha, cabelo cresce; e a gente também! O nosso cabelo vai voltar ao tamanho que está e vai ser como se nada tivesse acontecido para nós duas... Mas a vida de uma menina doente vai ficar mais interessante, com mais balanço, mais divertida, mais castanha e brilhante, enquanto ela passar por um tratamento médico. Depois, quem sabe, todo esse seu cabelão lindo vá alegrar a vida de outra menina, até que o cabelo dela mesma cresça, de novo.

Agora, estamos em busca que alguém que faça 1 peruca e tope doa-la para uma criança do Hospital Amaral Carvalho de Jaú. É um hospital que atende, praticamente, só SUS e que tem uma ala pediátrica enorme. A gente se compromete a divulgar o seu trabalho de confecção e doação, registrar a entrega da doação no Hospital e, se a família da criança que receber a doação topar, fazer fotos de uma menina sorrindo, com seu novo cabelão!

E VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR! Como? 1 - Doando. Minha irmã, pediatra oncológica, também vai doar o cabelo dela. E a gente aceita o seu cabelo, também, se você quiser participar! 2 - Divulgando. Qualquer divulgação desse post será super benvinda!!!! Face, instagram, e-mail, ache o seu caminho e nos ajude a espalhar essa ideia. Vai nos ajudar a encontrar mais cabelos por aí. Mas se servir só pra inspirar outras pessoas a doar (cabelos, roupas, brinquedos, livros, qualquer coisa), já terá valido muito! 3 - Informando. Você conhece alguém que faz perucas???? Converse com ele/ela e descubra se ele topa doar uma peruca (nem precisa ser aquela feita com o nosso cabelo) para uma criança com câncer em tratamento em Jaú/SP.

As fotos deste post participam da blogagem coletiva sobre cabelos do Moça de Família! Passa por lá e participa?

Esses blogueiros são incríveis, nos ajudando a divulgar! Prestigie!!!
Chica
Alle

46 comentários:

  1. Super ideia... eu vou cortar o cabelo no mes que vem e acho q vai dar um pouquinho... posso entrar no bolo? Como eu faço?

    Alias, parabens para sua sis... fiquei sabendo da novidade!!! Q Deus abencoe os 3!!!!

    Bj e fk c Deus.
    Nana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!!! Nana, quanto mais gente, melhor!!!
      Pelo que sei (até agora), os cabelos para doação precisam ter uns 10cm (o meu tem 36, abaixo da nuca, pra você ter uma ideia!!!) e estar amarrados num rabo (não adianta coletar depois de cortar).
      Mas eu vou me informar direitinho que alguém que faça perucas e volto aqui te responder, tá?

      E também vou organizar o envio dessas doações (através de mim ou diretamente para quem for fazer as perucas).

      MUITO OBRIGADA POR QUERER PARTICIPAR!!!

      Bjos e bênçãos.
      Mirys

      Excluir
    2. Ok...acabei de tentar medir com a régua e acho que vai dar 10 cm kkkk qualquer novis, m md msg pelo face...acho que vou no salao dp do dia 8 pq entro em férias!!!
      Bj e fk c Deus.
      Nana

      Excluir
  2. Oi Mirys, que ação linda. Tomara que vocês consigam logo alguém para fazer a peruca. Realmente o cabelo cresce e a gente também.

    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara, mesmo, Chris!!!!
      Ajuda a gente a divulgar? Manda pro face, pro Pinterest, pro Instagram, pros amigos... please?

      Bjos e bênçãos.
      Mirys

      Excluir
  3. Oi Mirys!
    Fiquei emocionada com seu desapego...meu cabelo é enorme mas acho que não dá pra doar...tem um monte de química como progressivas com formol, tinturas e reflexos. Ou será que dá?? rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lola!!!
      Pelo que eu pesquisei, parece que dá, sim, para doar cabelo com química.
      Mas vou confirmar e te aviso, por aqui, está bem? (assim todo mundo fica com a informação)

      Bjos e bênçãos.
      Mirys

      Excluir
  4. Oie Mirys eu vou doar para esse instituto https://www.facebook.com/cabelegria?fref=ts eles são um Grupo de arrecadação de cabelos para confecção de perucas para as crianças com câncer. Entra lá na página e conheça o trabalho deles.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréia!
      Eu entrei em contato com eles para ver se eles doariam uma peruca para uma criança com câncer que estivesse em tratamento em Jaú. São crianças tratadas pelo SUS (na sua grande maioria) e que nem sempre tem acesso a essas ações sociais (pois já é uma cidade pequena).
      Vamos esperar que a resposta deles seja positiva!!!!

      Bjos e bênçãos.
      Mirys

      Excluir
  5. Mirys, fiquei emocionada com seu texto, sua atitude. Seus filhos estão trilhando um lindo caminho.
    Eu nunca divulgo as ações que faço, as coisas das quais participo, sei lá, fico sem jeito, mas uma grande amiga minha me disse que não devo guardar pra mim essas coisas, que é preciso falar para que o bem se espalhe. Ela está certa.
    Já estou divulgando sua ideia.
    Tenho muito orgulho de conhecer seu blog (desde o anterior), sua história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cá: eu super te entendo!!!!

      Tem gente que não vê esse tipo de divulgação como um "espalhar de ideias boas", mas fica criticando como se fosse propaganda pessoal. No meu caso (e tenho certeza de que no seu também) não é publicidade, mas é "FALAR PARA QUE O BEM SE ESPALHE"!!! E cruzar os dedos para que as pessoas se solidarizem e participem, mudando o mundo um pouquinho de cada vez.

      PS: e, quando nós pedimos doações dos outros (tipo a campanha de brinquedos para o Amaral Carvalho dos links neste post), nada mais justo do que divulgar que o que foi prometido foi feito, né? Afinal, como as pessoas saberiam se os bens que elas fizeram com tanto carinho chegaram ao destino? Divulgando.

      Obrigada por ajudar a divulgar o post! Torce pra gente conseguir essa "fazedora de perucas" bem rapidinho!!!

      Bjos e bênçãos.
      Mirys

      Excluir
  6. Que beleza isso e que exemplo deixas aos filhos! Bela ideia! Coisas que ajudam, fazem bem. Tomara apareça quem doe a feitura da peruca e que faça alguma criança feliz! beijos, vou divulgar e te aviso quando o fizer! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara, tomara, tomara!!!
      E SUPER OBRIGADA por ajudar a divulgar! Já inclui seu link no post, você viu?

      Bjos e bênçãos.
      Mirys

      Excluir
  7. Acabei de publicar aqui!

    http://cuidandonossocanteirointerior.blogspot.com.br/2014/03/gestos-que-nos-encantam.html


    beijos, parabéns e sucesso nessa empreitada tão linda! chica

    ResponderExcluir
  8. Que exemplo maravilhoso estás passando para tua filha! Podemos ter um mundo melhor, sim, basta quye mais e mais pessoas tenham esse desprendimento.Parabéns!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Sô! Para um mundo melhor basta que a gente pense menos em nós mesmos e mais nos que estão próximos, né?

      Bjos e bênçãos.
      MIrys

      Excluir
  9. Ah! que ideia boa..... eu adoraria ter sabido antes de cortar fora meu cabelão..... me manda o quê precisa divulgar, imagem, banner, e tals. bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãe da menina com cachinhos mais linda da internet (gostou???):

      Pra divulgar basta republicar o post ou a foto, onde você quiser! Fale falar no face, no blog, mandar por e-mail, etc e tal. Se você for fazer um post seu sobre o tema, me avisa que eu trago o link pra cá, tá?

      Bjos e bênçãos.
      Mirys

      Excluir
  10. Mirys eu vou doar meu livro autografado sim, contando a minha experiência sobre raspar o cabelo.
    Linda a tua campanha!
    Entro em contato com você por e-mail. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é a escritora mais linda das lindas, sabia???
      Orgulho de ser sua amiga!

      Bjos e bênçãos.
      Mirys, aguardando seu contato

      Excluir
  11. Olá!!!!
    Que lindo...realmente o seu cabelo é lindo e ontem estava passando na TV uma reportagem sobre esse assunto e logo pensei em você!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=dV78ICmQr4o

    Comecei a pensar na ideia!!!
    Veja que lindo a reportagem!!!!
    Bjssssss
    Allê Monteiro

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!
    Eu postei no face. vou aderir a sua campanha #DESAPEGA
    Moro perto do hospital de Barretos, vou verificar se eles recebem ou se tem alguém para fazer as perucas!!!
    Amei a sua ideia!!
    Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  13. Olha isso...https://www.facebook.com/groups/621225087905285/789161927778266/?comment_id=789260681101724&notif_t=group_comment_reply

    O Hospital de Cãncer em Barretos aceita!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allê, que delícia!!! 3 comentários!!!!!
      Vou entrar em contato com o link que você deixou. Eu já soube de uma moça, uns anos atrás, que fazia perucas para o Hospital de Barretos... mas ela trabalhava sozinha e não conseguia ninguém para ajudá-la. Me falou para não mandar meu cabelo porque não iria dar conta do que já tinha... Tomara que ela tenha encontrado ajuda, né?

      Bjos e bênçãos.
      Mirys

      Excluir
  14. parabéns por esse incentivo
    parabéns por essa decisão
    você quer divulgação qual seria
    amiga
    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/2014/03/bc-fotoscabelos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, qualquer divulgação serve!!!
      Tem gente colocando link no face, tem gente mandando a foto para o Pintarest ou Instagram, tem gente escrevendo post sobre (daí me avisa que eu coloco o seu link aqui, tá?). Qualquer divulgação que nos ajude a encontrar quem faça e doe a peruca, está valendo!

      Bjos e bênçãos.
      Mirys

      Excluir
  15. Ola Mirys,

    aqui em casa adotamos o Presente social, por sua causa, rsrsr. E agora uma dessa? Fiquei emocionada. Já compartilhei no facebook. Eu tenho pouco cabelo, e esta curto, mas no que puder ajudar, estaremos aqui.

    Beijocas e parabéns pela iniciativa. Da pequena e sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FELIIIIIIIIIIIIIIIZZZZZZZZZZZ!!!!
      O presente social influenciou alguém!!! Que feliz!!!! É tão bacana ver ideias nas quais acreditamos sendo espalhadas por aí! Obrigada, Rê. Você fez meu dia mais feliz!

      Bjos e bênçãos.
      Mirys

      Excluir
  16. Bom dia! Cheguei aqui através da amada Chica e do "Cuidando do seu canteiro interior". Já divulguei seu blog na minha página do face.
    Sou grata por essa lição de vida que vcs estão praticando.
    Beijinhos
    Alzira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi a sua divulgação e fiquei super emocionada! Muito, muito obrigada!!!

      Bjos e bênçãos.
      Mirys

      Excluir
  17. Amei sua ideia e já divulguei quem sabe conseguimos produzir sua peruca..vi um trote de uma caloura que tb doou o cabelo..achei o máximo...gosto de doar, trabalho com moradores de rua e sei o quão necessário são essas doações..beijus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo, Lau? Tem tanta gente que precisa de ajuda por aí... e a gente pode auxiliar de tantas formas diferentes!
      Por aqui, eu não economizo: doo sangue, doo livros (porque acredito que eles mudam a vida das pessoas, especialmente crianças), doo roupas, doo comida, doo tempo e trabalho! E, agora, doo cabelo! Rsrs.
      E o melhor é que Deus não nos deixa faltar nadica de nada, né?

      Bjos e bênçãos.
      Mirys

      Excluir
  18. Oi Mirys.
    Lindo post, perfeita participação.
    Bela lição de desapego sua e de sua pequena.

    Abraço.
    Ana Virgínia
    http://instagram.com/anavi_16
    http://filhadejose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôh amiga... se você morasse mais perto, te chamava para vir fazer as fotos do grande dia!

      Bjos e bênçãos.
      Mirys

      Excluir
  19. Se eu tivesse um cabelão eu o doaria sem pestanejar, pois cabelos crescem! Lindas as fotos! Parabéns pela sua participação e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  20. Mirys:
    Impossível não se emocionar com sua atitude.
    Aqui em casa também pratico boas ações, fazendo doações e trabalho voluntário.
    E claro que faço questão de contribuir, divulgando seu post lá no meu blog e também no facebook.
    É preciso que essa ideia seja compartilhada e disseminada.
    Conte comigo!!!
    Bjs.:
    Sil
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Mirys:
    Já divulguei no meu face e também no blog.
    Eis aqui o link:

    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/2014/03/boas-acoes-voce-pratica.html

    Precisando, pode contar com a minha colaboração.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  22. You are beautiful! Your heart is so full of love!

    ResponderExcluir
  23. Vim lá da Chica correndo para te conhecer, estou com lágrimas ainda nas faces, vi muitas crianças assim quando o meu Luiz(marido) fazia quimio, sempre me emocionava ao vê-los, como escrevi na Chica fiquei com raiva de mim agora por que meu cabelo é curto, mas vou divulgar já, para todos que eu tiver alcance, parabéns pela tua atitude, não há neste mundo o que pague isto, não existe valor para atitudes de amor, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  24. Um momento nesta manhã muito especial. Um jeito de orar diferente porque foi uma leitura profunda e transparente. Uma leitura transversal, dirigida aos outros que estão carentes de saúde e amor.
    Não tenho palavras para louvar a vossa coragem, o vosso trabalho, a vida de todos os dias.
    Que Deus vos abençoe e proteja. Que pelos vossos gestos cure todos os doentes e carentes do amor Divino. Já conhecia estes trabalhos e fico feliz por ver que algumas pessoas acordam para os verdadeiros valores da vida e do relacionamento com os outros.

    ResponderExcluir
  25. Maravilhoso post e uma linda iniciativa. Parabéns pela forma como cria seus filhos.
    Vou divulgar no face, google+ e onde mais der.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito da sua iniciativa, tenho certeza que em breve alguém irá ajudar. Tive uma tia com câncer e percebi o quanto a queda dos cabelos é dolorosa par a estima. Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Achei muito bacana você aproveitar para fazer esse engajamento pelo post. Independente de ser cabelo ou qualquer outras coisas, desapegar e doar fazem bem, circulam energias e ainda ajudam quem precisa. Adorei!!

    Beijos!
    Cris
    http://www.crisgms.com.br

    ResponderExcluir
  28. OLá!!!
    Logo pensei em você!!!
    Peço orações por um filho de um amigo nosso que descobriu a doença,é um adolescente de 14 anos...ele é lindo!!!!
    Iniciativas assim motiva...eles não estão sozinhos!!!
    http://allecoruja.blogspot.com.br/search/label/%7BDoando%20meus%20cabelos%7D

    ResponderExcluir
  29. Mais uma linda idéia e cheia de atitude! Parabéns... e vamos divulgar, assim quem sabe conseguiremos alegrar mais de uma criança!

    Bjs..
    ps. e esse cabelo lindo, que cresce muiiito, já já poderá ser doado novamente...rs..

    ResponderExcluir
  30. Parabéns por mais uma idéia cheia de amor e atitude!
    Vamos divulgar e assim quem saber ajudar a alegrar mais de uma criança!
    Bjs... amamos vocês!

    ResponderExcluir

Comentar é o seu jeito de fazer a minha bagunça mais feliz! Obrigada!

Pin It button on image hover