quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Faça a escolha certa

Todos os dias, nós temos escolhas a fazer. Pequenas e banais, tipo "tomo leite ou suco, no café da manhã?". Ou grandes e significativas, quando como você se decide se continua nesse emprego, nesse relacionamento, nessa cidade. Hoje, quero falar sobre as nossas escolhas em relação AOS OUTROS.


Sim, porque nos nossos relacionamentos estamos sempre fazendo escolhas de atitudes. Agrado ou não agrado? Discuto ou converso? Deixo passar ou exijo que isso seja feito à minha maneira? Gasto meu tempo ou invisto em outro assunto? Quando sua filha se atrasa para levantar para a escola, você tem a opção de dar uma bronca ou de ajudá-la a pentear os cabelos e encontrar os tênis. Ou, ainda, fazer tudo junto. Quando seu amigo te convida para ir jantar e colocar o papo em dia, você pode escolher se vai e se informa sobre a vida dele e vê se pode ajudá-lo em algo ou você vai pra sua casa, resolver as suas coisas. Quando alguém querido te decepciona, você pode revidar ou pode perdoar. Fato é: você sempre pode escolher!

É impossível controlar o que as pessoas fazem (para você ou que te atinge, de alguma maneira), mas você pode comandar as suas reações! E todo o resto do relacionamento vai continuar a partir daí. É como um jogo de xadrez, na vida real: o outro lado do tabuleiro faz uma jogada, você escolhe a sua, ele faz a dele, você faz a próxima. Não tem como voltar na sua 1a jogada e falar "não deu certo. Começa de novo." porque a vida não começa de novo. No máximo, você perdoa e a ferida cicatriza, mas não tem como voltar no início e apagar tudo o que se fez.

Então, se você for ter que escolher entre ser bom ou ser mau, entre doar seu tempo ou ser egoísta, entre revidar ou perdoar, entre ensinar as novas gerações ou criticar, entre atacar ou buscar a conciliação, no próximo movimento, faça a escolha certa!

2 comentários:

  1. Com a direção de Deus, nossas escolhas ficam bem mais fáceis.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!! Até deixar de escolher é uma escolha... falamos muito sobre ano passado ao debater sobre o filme Mr. Nobody(Sr. Ninguém), nas aulas de Filosofia... o personagem vive um dilema de escolhas em sua vida...
    Eu me vi na parte da filha que se atrasa, sempre escolho a briga, mudarei a partir de hj. Bjim que vou ali tirar uma menina da cama... Obrigada pelo post.

    ResponderExcluir

Comentar é o seu jeito de fazer a minha bagunça mais feliz! Obrigada!

Pin It button on image hover