quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Filmes da minha vida

Nesses dias, virou febre lançar algum "desafio" nas redes sociais. De tirar foto sem maquiagem para postar (esse seria facílimo pra mim!) até homenagear as 5 mulheres mais interessantes da sua vida; desde jogar balde de água gelada na cabeça, pra todo mundo ver, até quem descasca frutas primeiro. Dentre coisas esdruxulas e divertidas, me mandaram um: listar os seus 15 filmes preferidos, aqueles que, de alguma forma, marcaram a sua vida.

Moleza, moleza, melzinho na chupeta. Eu começaria com... com... com... Ai, começo com qual? Está escrito na brincadeira que a ordem não importa, mas depois de ler os 15 filmes favoritos dos seus primeiros 50 amigos que responderem à brincadeira, você não vai ter mais paciência para ler as listas completas de todo mundo! Talvez leia só os cinco que estiverem nas melhores colocações. E, poxa, esses filmes mudaram o jeito que eu penso, que eu amo, que eu vivo, que eu vejo o mundo. Eles são importantes! E eu queria que vocês vissem cada um deles! Ou, pelo menos, os cinco primeiros da minha lista.

Então, travei. Não era uma tarefa fácil: fazer uma seleção para o mundo descobrir do que eu sou feita. Porque todo mundo é composto dos filmes que viu, dos livros que leu, dos amores que viveu, dos sabores que provou e de todas as referências que ainda fazem parte do seu cotidiano. Você não é o que você come, só "caloricamente" falando. Você é a soma do que te alimenta por fora e por dentro, corpo e alma. Então, essa tal lista aparentemente boba de estórias vistas na tela é muito difícil de ser feita porque ela diz muito sobre mim. Mas, eu sou dessas que gostam de se arriscar...

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS: é bastante óbvio o motivo porque esse filme marcou minha vida - porque ele foi feito pra isso, mudar a vida das pessoas. Você muda junto com os personagens. Você se joga, você encara, você pondera, você sobe na mesa pra ver o mundo de um outro ponto de vista. Você chama o Robin Williams de "oh, captain, my captain", porque ele foi, na verdade, seu, também.

SIMPLESMENTE AMOR: eu sou incorrigivelmente otimista. E romântica. Ainda que eu tente disfarçar. E nos primeiros 3 ou 4 minutos do filme, ele já ganhou meu voto, pra sempre. Pois, enquanto o mundo inteiro só fala em tragédias, desgraças, matanças na casa ao lado, roubalheiras políticas, problemas e animosidade... eu acho que ele não está tão perdido assim. Pelo menos, o meu mundo, não! No meu mundo, as pessoas falam de amor, dão gargalhadas com amigos, abraçam seus filhos, fazem declarações, dividem uma taça de vinho e a vida. E, se você parar pra pensar, no seu mundo isso também acontece. Amor, amor, amor, nas suas mais variadas formas. É isso que faz a vida valer a pena. É isso que sobra, no final.

DIRTY DANCING: eu sei - assumir que esse é um dos filmes da minha vida, denuncia minha idade. Mas... quem se importa? É uma estória de amor como não se faz mais, do estilo "nós dois contra os preconceitos". Mas, é um "nós dois" com a dança. Ah! Que delícia aprender algo novo com alguém que te fascina. Aprender a dançar, então, o que poderia ser mais envolvente do que isso? Sou uma fã de dança assumidíssima (de dançar, de olhar, de apreciar, de aprender), sou fã de cinema fervorosa, sou fã de caras que se apaixonam de verdade e lutam pelo que eles querem, sou fã de famílias que curtem fazer coisas juntas (tipo passar feriados numa viagem juntos), sou fã da troca de ensinamentos com as pessoas que você ama. Só poderia ser super fã desse filme.

O SILÊNCIO DOS INOCENTES: o primeiro suspense que eu assisti e gostei. A construção dos personagens é super envolvente, a atuação do Anthony Hopkins me ganhou pra sempre, nunca mais deixei de ver um filme com a Judie Foster (e de ler tudo sobre ela). É daqueles filmes que, quando acaba, você se lembra de voltar a respirar, antes que seja tarde demais... porque faz uns bons 110 minutos que você está tão absorvido na trama, tão envolvido com tudo o que acontece, que você até se esquece de coisas básicas tipo respirar.

AS PONTES DE MADISON: chorei, chorei, chorei, nesse filme. Chorei de desespero junto com a Merryl Streep, quando ela constatou o vazio da vida aparentemente completa dela (e comecei a me questionar como estava a minha). Chorei de alegria quando ela descobriu que o mundo tinha uma esquina, logo ali, e que havia mais vida pra ela viver, ainda. Chorei de tristeza quando ela percebeu que as suas decisões, quaisquer que fossem, não afetariam só a vida dela, mas a de gente que ela amava (e a gente nunca quer fazer quem a gente ama sofrer). Chorei de renascimento, quando ela se redescobriu através do olhar de outro alguém. Chorei quando a filha dela, finalmente, entendeu... Um filme de uma sensibilidade impar, que nos faz questionar tudo, até aquilo que temos como certo, e nos mostra que ninguém vive dentro da pele de outro alguém para saber, realmente, o que ele sente.

O SEXTO SENTIDO: adoro esse filme porque, desde que o assisti, eu comecei a pensar fora da caixinha. Às vezes, a verdade está ali, debaixo do seu nariz, e você não vê. Como aconteceu comigo. Eu não adivinhei o final. 99% das pessoas que eu conheço, também não. E todo mundo gosta de ser surpreendido, de vez em quando, não é mesmo?

A CIDADE DOS ANJOS: a primeira vez que eu assisti esse filme (já devem ter sido umas 47... pelo menos, até quando eu parei de contar), eu estava na sala de casa, sentada no chão (adoro), descalça (adoro, parte II), em pleno horário de almoço, esperando meu sogro e o restante dos meninos terminarem de gravar umas músicas e escolherem o restaurante. O filme era em inglês, sem legendas, porque eu tinha pego o DVD na escola de inglês só pra treinar o ouvido, de novo, depois de ter passado um ano falando francês. Eu nem esperava entender tudo, nem prestar atenção demais na estória. Tinha escolhido esse porque sou fã da Meg Ryan e do Nicolas Cage. Mas eu fui tão absorvida na vida de mentira daqueles dois, que quando vi estava chorando copiosamente, sem nem piscar, grudada na televisão. Quer dizer, ver, eu não vi. Meu sogro é que viu e ficou todo preocupado: "tem alguma coisa errada! A Miriane está chorando! Ela sempre sorri!". A partir de então, eu assisto o filme já sabendo do enredo, mas confesso que toda-santa-vez que entra na parte lojinha de frutas, eu começo a falar com a Meg (porque admitir que eu falo com a televisão seria loucura demais para assumir em público. Mas eu falo): "não suba na bicicleta, não suba na bicicleta, não suba..."

TOP GUN - ASES INDOMÁVEIS: Tom Cruise. Quando você entra na adolescência e o Tom Cruise está lá, de esperando, com aquele sorriso a-b-s-u-r-d-o dele, pra te mostrar o mundo do cinema, você só tem uma opção: viver (eternamente) adolescente e (platonicamente) apaixonada por ele. Se a música começar a tocar aqui perto, agora, eu juro que paro tudo e vou procurar onde está passando o filme. Quem tá vendo isso? Eu também quero! Me chama! Tudo bem que o Tom é baixinho e tem nariz grande. Tudo bem que não é o ator mais espetacular da face da Terra (artisticamente falando, claro). Tudo bem que outros personagens e atores desse filme vão muito melhor. Tudo bem que a estorinha de amor é água-com-açúcar (e, por isso mesmo, apaixonante). Tudo bem. Mas tá tudo perdoado porque é o Tom! You´re just to good to be true...

DOCE NOVEMBRO: eu adoro novembro. É o "meu" mês. Então, qualquer filme que tivesse "novembro" no nome, eu provavelmente assistiria e provavelmente gostaria. Mas esse filme traz a Charlize Theron e o Keanu Reeves, numa das atuações mais inspiradoras que eu já vi. Quando você percebe, já está vivendo aquele amor todo com eles, já está desesperado com a doença que entra no meio do caminho da vida, já está sofrendo e sorrindo junto com a tv. Você se envolve. Inevitável.

A NOVIÇA REBELDE: "sol, um dia, um lindo dia!", "lei, rorilei, rorilei, rorilei, u-u!", "mi, é assim que eu chamo a mim!", "edelveis, edelveis...", "you are 16, going on 17". E aí, te lembrou alguma coisa? Já está cantando junto? Se esse filme impactou a vida de meio mundo, que torceu para a fraulein Maria, imagine para uma menina que tinha 6 irmãos mais novos, que sempre gostou de música e dança? "These are a few of my favorite things!"

TEMPO DE MATAR: eu sempre me achei não preconceituosa - até assistir esse filme. Se você gosta de filmes de tribunais, de dilemas existências, de eu com meus princípios contra o mundo, de estórias que te fazem pensar, esse é o filme pra você! A última cena, principalmente. Assista (que eu não vou estragar). Assista, nem que seja só pra ver o Matthew Mcconaughey fazer um papel tão intenso.

BOM DIA VIETNÃ: e aqui está ele, de novo, Robin Williams! Alguns atores são meio indiscutíveis pra mim: Tom Hanks, Julia Roberts, Al Pacino, Judie Foster, Meg Ryan, Tom Cruise, Nicolas Cage, Meryl Streep, Jack Nicholson - passou um filme com algum deles? Eu assisto. Sem nem ler muito a sinopse. Vai ser difícil eu não gostar. Eles vão ter que se esforçar bastante para perder minha admiração. E Robin Williams é um desses. Além disso, "Bom Dia Vietnã" tem uma estória no sentido de "Simplesmente Amor", para aqueles que são incorrigíveis otimistas e que sempre acham que dá pra melhorar!

NOTTING HILL: Julia, ah, Julia, como eu gosto de te ver. Eu poderia fazer uma lista de 15 filmes só seus, que me marcaram. "Noiva em Fuga" me ensinou a ter meus próprios gostos, que aprender com o outro é muito bom, mas que é importante ser fiel a você mesma, também. "O Sorriso de Mona Lisa" me intrigou na questão das decisões que as pessoas tomam na vida. Afinal, o que é importante e prioritário para você, pode não ser para outra pessoa. "Comer, Rezar e Amar" me deixou mais apaixonada ainda pela Itália, me tornou mais romanticamente incorrigível, me empolgou a querer ajudar Tutti e me fez ponderar se 'atraversiamo' não era a 'minha palavra', também. "Close", quantos questionamentos. "Uma Linda Mulher" - 'você tem 1 metro de terapia de cada lado da sua cintura' e ela cruza as pernas ao redor do pobre Richard Gere, que não tem como resistir. Ninguém teria. "Notting Hill" é mais uma estória de amores supostamente impossíveis que, no final, ah...o final. Enfim. Já me senti muitas vezes assim: como só uma garota, parada na frente de um garoto, pedindo a ele que a ame. Simples assim.

LES MISERABLES: acho que esse musical foi o filme mais inesperado que eu poderia ter na minha lista. Entrei no cinema sem saber que era musical. Nas três primeiras notas, torci muito para o marido não pedir para sair. Ele não pediu, eu encostei no ombro dele e... entrei no filme. Logo eu, que já conhecia a estória, que já tinha lido o livro em francês, visitado a casa de Victor Hugo, visto uma peça na faculdade sobre o enredo; logo eu que não tinha por onde ser surpreendida, fiquei ali, no cinema, rendida à atuação espetacular de Hugh Jackman, Russell Crowe e Anne Hathaway. Simplesmente, amei.

O DIABO VESTE PRADA: esse filme me serviu como uma luva, sem nenhum trocadilho implicito. Mas é que ele me apareceu numa época em que eu estava tão desanimada, que não tomava conta de mim, nem o mínimo. Eu tenho uma genética que me é gentil, um cabelo "fácil", e uma preguiça monstruosa de me arrumar. Então, a minha filha que falava, toda vez que íamos sair de casa: 'mamãe, você esqueceu de colocar brincos. De novo', 'mamãe, você não vai se arrumar, não? Ainda está de calça jeans'. A única coisa que me salvava era o salto (que eu não dispenso, nem pra fazer cooper, se me deixarem cometer essa insanidade). E eu achava que estava tudo bem ou suficiente bem, sendo normal. No filme, eu olhava a Anne Hathaway e pensava: 'tá vendo? Eu sou assim, sem crises. Que tanta diferença assim poderia fazer uma escova no cabelo ou um batonzinho'. Daí a personagem da Anne muda um mínimo de coisas na rotina... e faz uma diferença assustadora. Taí! Esse filme mudou o jeito que eu vejo a mim mesma.

A PIMENTINHA: se até agora vocês não comprovaram que eu sou eclética, que topo conhecer coisas diferentes, que eu tenho um tantinho de loucura... agora vai. Vão me considerar 50% maluca, a partir de amanhã. Porém, enquanto ainda é hoje, deixa eu explicar o porquê deste filme infantil e bem fraquinho estar na minha lista: ele me ajudou a decidir a minha profissão. E, sim, infelizmente, eu estou falando a verdade. Eu me formei muito cedo e não sabia direito o que queria da vida. Aliás, tenho a firme convicção que ninguém, ninguém mesmo, com 17 anos, deveria ser obrigado a decidir o que quer fazer para o resto da vida dele! Imaginem que eu tinha 16 (e me dêem o benefício da ausência de bom senso da adolescência). Eu só sabia que queria trabalhar na área de humanas; que exatas e biológicas não eram a minha praia. Mas, não sabia ao certo que profissão escolher. E, entre um vestibular e outro, eu fui pro cinema com o meu pai, só pra descontrair e assistir o que estivesse passando. "A Pimentinha" estava passando. Compramos ingressos e entramos. E eu vi uma advogada lindíssima, vestida da forma mais incrível que eu já tinha visto, de salto (a paixão acho que começou aí), na tela, pra lá e pra cá, sorrindo, sendo legal e ajudando outras pessoas. E pensei: 'é isso que eu quero fazer da minha vida!'. Não porque ela tinha uma personalidade incrível (eu poderia não ter escrito isso e deixar você pensando as melhores coisas de mim... mas, ei! Eu tinha 16!), mas porque o guarda-roupas dela era incrível. E no que que eu fui me formar? Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três...

5 comentários:

  1. Oi, é a minha primeira vez aqui! Gostei, tem vários filmes que ainda não assisti e irei colocar como pendência. Abs,

    ResponderExcluir
  2. Vou assistir e reassistir alguns da sua lista, fiquei com saudades de alguns seus, hahaha!!! Beijossssssss

    ResponderExcluir
  3. Para mim só faltou O Feitiço de Aquila! Adorei a sua lista e o seu jeito de assistir- no chão, descalça.

    ResponderExcluir
  4. Hum....eu meio q decidi minha profissão por causa da Ana do filme Tenha Fé (muito bom!) e o nome do filme do Matthew McConaughey é Tempo de Matar e é um super filme também, principalmente pela cena final quando ele tenha a última fala com o júri #perfeito.
    Bj e fk c Deus... obrigada pelos conselhos no meu cantinho :)
    Nana
    procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua seleção de filmes!!!!! Me identifiquei com vários que estaria na minha lista tb!!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir

Comentar é o seu jeito de fazer a minha bagunça mais feliz! Obrigada!

Pin It button on image hover