terça-feira, 8 de abril de 2014

Festa do Minecraft - presente social!

O que cabe dentro do seu abraço?
No nosso abraço cabe irmã, cabe primo, cabe brinquedo, cabe solidariedade.





O que é o presente social? É uma ideia simples que você também pode adotar, aí na sua casa. Mas cuidado: é uma sugestão um tantinho revolucionária, que vai mexer com o seu coração e mudar a forma de criar os seus filhos! A cada aniversário, você verifica a sua vida e percebe (concretamente) que já tem tantas coisas!!! Tem roupas, tem brinquedos, tem sapatos, tem livros, tem DVDs. Tem, tem, tem. Aí você marca uma festinha com sua família e amigos para comemorar a data e percebe que tem mais ainda: tem pais, tem avós (as crianças daqui de casa, sortudas, tem TRÊS pares de avós!), tem tios, tem primos, tem amigos, tem dinheiro para bolo + refris + brigadeiros + bexigas. E, se olhar para o lado, vai perceber que algumas pessoas não têm quase nada disso... nem família... nem festa... nem diversão... nem roupas... nem comidas. Então, você coloca no seu convite uma mensagem para os convidados da sua comemoração: "não precisam trazer presentes para mim, porque eu já tenho muitos presentes nessa vida, mas traga algo para ser doado a quem pouco tem".

O presente social, aqui em casa, vai de acordo com o tema da festa. Pode ser comida (festa do Ratatuille), pode ser livros (festa da Bela e da Fera), pode ser produtos de higiene pessoal (festa do Bob Esponja), pode ser brinquedos (tipo essa festa do Minecraft). É mais fácil para uma criança entender a ligação de tudo aquilo e se prontificar a doar "seus presentes", quando ela faz parte do planejamento e existe uma conexão entre o tema da festa e a doação!

Daí, no dia seguinte da festa, você e o aniversariante embrulham todas as doações (pra ficar com cara de presente, mesmo), vão até um asilo, um orfanato, uma casa de abrigo de adolescentes, enfim vocês vão até quem não tem tudo o que você tem e entregam os presentes sociais!













PS: e não precisa de preocupar com a possibilidade do seu filho ficar "chateado" depois da festa, por não ter recebido nenhum presente. Porque se ele fizer parte do projeto, ele vai entender o sentido de tudo aquilo e se empolgar (junto com você!) em doar. Porque o que as crianças mais querem, na verdade, é fazer coisas JUNTO com os pais (e ter um projeto social da família pode ser algo bem bacana). Porque eles adoram explicar essa atitude para os amigos da escola, da igreja, pra quem quiser ouvir. E porque... os avós existem, né? E quem disse que um avô resiste a não comprar uma lembrancinha pro neto, no aniversário dele???? Inevitável! Aqui em casa, os avós sempre aparecem com dois presentes: um pra doação + um pro aniversariante! Abençoados sejam!

Este post participa da blogagem coletiva fotográfia com o tema "dentro". Confira!

FESTA DO MINECRAFT: AS INSPIRAÇÕES
FESTA DO MINECRAFT: CONVITE
FESTA DO MINECRAFT: DECORAÇÃO
FESTA DO MINECRAFT: MESA DO BOLO
FESTA DO MINECRAFT: LEMBRANCINHAS

4 comentários:

  1. Linda foto do abraço e a proposta vale muitol!Linda! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Santa Maria essa ideia do aniversariante presentear, ao invés de ser presenteado, com a ajuda dos convidados ganhou força e, hoje um bom número de pessoas já aderiu a ela.
    Muito legal, estamos dentro!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Mirys
    To dentro sempre da sua proposta pois creio, piamente, que vale a pena!!!
    Nesta Páscoa os contemplados serão trigêmeos e gêmeas...
    Deus é muito bom!!!
    Bjm fratenro e quaresmal

    ResponderExcluir
  4. Propostaque vale a pena ser dissiminada! A foto está um arraso! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Comentar é o seu jeito de fazer a minha bagunça mais feliz! Obrigada!

Pin It button on image hover