segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Em uma palavra

Como quem não quer nada, entrei numa dessas brincadeiras da nossa vida tecnológica: você manda uma mensagem simplesinha para os seus amigos e pede para que eles te falem uma palavra, que defina você, na visão deles.

Eu adoro a dupla livro/filme "Comer, Rezar e Amar", onde a mocinha em crise existencial vai passar um ano sabático, à procura de si mesma, em outros países; mas gosto especialmente da cena onde um grupo de amigos tenta definir as cidades onde moram ou moraram em uma única palavra. Depois, o mesmo grupo tenta se definir em uma palavra e a personagem principal se resume em "escritora", quando alguém diz "isso é o que você faz, não o que você é". E outro complementa "talvez você seja uma mulher em busca da 'sua' palavra". Eu me lembro de pensar que, eu, também, era uma mulher em busca da minha palavra.

Anos depois, nos votos do nosso casamento, o H (que orquestrou tudo de um jeito bem pessoal e surpreendente) fez os dele de improviso. E disse que eu era "amável". Amável, no sentido literal da palavra. Não "boazinha", não "legal", mas passível de receber amor, fácil de ser amada. Meses depois, ainda tinha gente que parava pra conversar comigo e dizia "o H tinha mesmo razão no casamento de vocês - você é amável!". Nunca achei que as pessoas me vissem assim... não sou alguém de encrencar com muita coisa, nem de exigir, nem de fazer cena, nem de ter caprichos; eu me considerava "fácil" de se lidar. Mas, quem sou eu pra pensar coisas sobre mim, mesma, né? A gente sempre tem o olhar mais benevolente conosco, claro! Eu achava que, talvez, alguns me vissem como uma pessoa "fácil demais", quase boba, mas "amável" levou tudo para um patamar diferente. As pessoas se sentem queridas por mim (porque se alguém te ama em retorno é porque ela também se sente amada por você) e era assim mesmo que eu queria que elas se sentissem.

Voltando à brincadeira, recebi de uma tia que eu amo e mandei a palavra dela. Selecionei alguns poucos contatos, pessoas amigas, óbvio (que eu não sou nem louca de pedir para alguém que me deteste ficar me "definindo" por aí! Questão de sabedoria ou de sobrevivência pacífica comigo mesma), e pedi para que eles me enviassem as "minhas palavras". Só porque eu queria me conhecer melhor através do olhar dos outros. Saber onde acerto, pra reforçar, e onde erro, pra corrigir.

Recebi um tanto de definições de mim mesma como "feliz", "alegre", "sorridente", "alegria". Olha só, logo eu! Foi uma delícia ver que eu não "peso", na vida dos outros; que mesmo com tudo o que me aconteceu, mesmo com toda a carga que eu carrego comigo (goste ou não) porque faz parte da minha história, eu não economizo sorrisos e alto astral por aí! Bacana isso!

Recebi a palavra "tudo" (vocês já sabem de quem - mas ele é café com leite). De uma amiga, recebi a palavra "irmã". De uma irmã, recebi a palavra "amiga". O que poderia ser melhor? Até palavra inventada eu ganhei: fotocarinho! Afinal, se a "Presidenta" pode inventar palavras para ela mesma, por que eu não poderia ter as minhas, também? Nada mais justo, me parece.

Mas, duas respostas foram inesperadas... a do meu pai e a de uma sobrinha.
Eu não tinha mandado a brincadeira pro meu pai porque, bem, esse não é o tipo de bobagens que se manda pros pais responderem. Mas, eu tenho uma pessoa espetacular o bastante nesse papel (valeu Deus!), daqueles que se preocupam em fazer parte da sua vida nos momentos importantes, nos críticos e nos bobos, também. Por que não? No final das contas, você só faz parte da vida de uma pessoa (e desta pessoa, na verdade) se você compartilha todos os tipos de momentos: o bom e o ruim, o sério e o divertido, o preocupante e o relaxado. Se você sabe ajudar a escolher a faculdade, mas também conta estorinhas sobre animais e praças pra fazer dormir. Tudo na hora certa. E, pra minha completa surpresa, quando meu celular vibrou e eu vi que tinha mensagem do meu pai, eu li a palavra "protetora" aparecer na tela. Ser chamada de protetora por quem eu considero exemplo de cuidado e proteção? Sério?

Porém, quem deu um nó na minha garganta e me fez ter vontade de pegar o carro e viajar umas horinhas pra resolver um problema grave foi minha sobrinha. Ela já tem 18 anos e está na faculdade, com todas as coisas boas e empolgantes dessa vida nova: amigos, baladas, estudos, noites insônes, paixões, responsabilidades. Tudo que estressa e que encanta, tudo que te faz esquecer do resto do mundo. Acho que não tem fase na vida em que o mundo gira mais em torno do nosso umbigo do que na faculdade! Ah, essa doce liberdade. Nada é tão sério que não possa ser resolvido amanhã (tipo livros e provas), nada é tão não sério que não tenha que ser resolvido a-go-ra (tipo amores e programações). E, no meio desse turbilhão da vida dela, quando achei que nem ia responder à minha mensagem pedindo para me definir em uma palavra (eu só mandei porque queria saber o que uma pessoa muito mais nova pensava de mim), ela me respondeu rapidinho. E só teve uma palavra pra mim: saudade. E eu, que achei que não pudesse, descobri que, sim, eu a amo mais. Mais, e mais, e mais.

Obs: a brincadeira acabou, mas eu vou adorar descobrir como você me definiria, pois todos nós somos uma obra em constante construção, não? Então, não se faça de rogado e pode deixar a "minha palavra" nos comentários, tá? Desde já, obrigada!

6 comentários:

  1. Eu diria intensa!
    E vc, o que diria de mim?! Que bom ver que você está voltando pra cá aos pouquinhos.
    Bj e fk c Deus, sis.
    Nana
    procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ola,

    sabe que é dificil esse negócio de definir alguém em 1 palavra.
    Mas acho que o vejo em vc é Família.

    Por todo apoio e carinho que teve, pela família maravilhosa que formou.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Vixi! Olha lá como as pessoas têm olhos diferenciados para você...
    Meninas, muito obrigada por deixarem seus olhares por aqui. É bom se "descobrir" aos poucos.
    Bjos e bênçãos.
    Mirys

    ResponderExcluir

Comentar é o seu jeito de fazer a minha bagunça mais feliz! Obrigada!

Pin It button on image hover