sexta-feira, 11 de abril de 2014

Dica de Fotografia #40 - como ensinar seu filho a fotografar? (parte 1)

Certo final de semana desses, eu estava meio tristinha, pois não estava conseguindo conciliar tempo de qualidade com os pequenos e fotografia... quando a mais nova sugeriu: "mamãe, você pode dar aulas de fotografia pra gente????", com um sorriso enorme no rosto e olhinhos que vibravam de expectativa! "Claro que eu posso, filhota!". Peguei a câmera e comecei: "filha, a primeira coisa que você tem que aprender é o enquadramento! Tente usar a regra dos terços e colocar o sujeito em um dos cruzam...". Parei. A cara de "ué" dela me disse tudo: VOCÊ VAI TER MUITO TRABALHO PARA ENSINAR UMA CRIANÇA A FOTOGRAFAR!

Porque crianças não querem saber dos "termos técnicos", nem ouvir aulas sobre história da fotografia, nem falar chique. Elas querem apertar o botão, olhar para a tela da câmera digital (eles nem conhecem a outra...) e achar que a foto deles está "igual à da mamãe"!!! E mostrar pra todo mundo.

DICA DE FOTOGRAFIA #40 - ENSINANDO CRIANÇAS A FOTOGRAFAR



Então, a mamãe dinossaura aqui trocou de câmera (pegou uma digital portátil) e de postura e recomeçou a explicar. "Filhota, olha pra frente (tinha um terreno vazio, uma casinha ao lado, a cidade no fundo e o céu). Olhou? Agora pensa num quadro... não tem aquelas bordas em volta? Isso é a moldura. Em fotografia, enquadrar é isso: colocar dentro da moldura do quadro - sua foto - o que você quer mostrar." Colocando as mãos pra frente, em forma de retângulo, continuei: "você pode enquadrar tudo isso! O terreno, a casa, a cidade e o céu. (diminuindo a mão) Ou isso! Só a casa. (diminuindo mais a distância entre as mãos) Ou só isso, a janela com flores da casa. Enquadrar é me dizer, na sua foto, o QUE você quer me mostrar. Entendeu?" O sorriso estava de volta! "Agora, pega a câmera e vamos praticar!!!".

Então, a primeira dica para ensinar seu filho é fotografar é: tenha disposição!!! Pouco falatório, muita apertação de botões, algum tempo depois para ver e comentar as imagens! Felicidade garantida!!!

Para que você não passe o apuro que eu passei, vou dividir a fórmula da brincadeira aqui, tá? Aproveite!!!

O mais importante para que seu filho faça fotos que ele goste (e você também) e que se pareçam com algo mais profissional é a COMPOSIÇÃO. Mas o que é isso? É o tal pensar na imagem que se quer, antes de clicar o botão (como na dica que já dei para adultos). Só que, pra criança, é muito muito muito difícil fazer a parte do "parar e pensar". Elas nascem com uma urgência de viver e aprender, que não param um segundo! Então, leve na brincadeira e faça tudo como se fosse um GRANDE DESAFIO: "vamos ver QUEM consegue fazer 3 fotos - só podem ser 3!!! - dessa poça d´água!!!! Todo mundo olha pra ela e PENSA na foto que quer fazer! Não vale roubar a ideia do amigo, depois, heim???".

Comigo deu super certo!!! Expliquei a história do "colocar a sua ideia dentro do quadro" (que eu contei ali em cima), criei um super desafio "algo-sensacional-nunca-visto-antes-na-face-dessa-Terra" de só poder fazer 3 fotos do mesmo objeto, deixei que eles escolhessem o objeto, tivemos 30 segundos para pensar nas 3 fotos que queríamos (acreditem-me! Para as crianças, 30 segundos é tempo demaaaaaais) e o jogo começou. Eu e a mais nova saímos da sala, enquanto o mais velho fazia as fotos. Depois, saí com o mais velho e a pequena fez as imagens dela. Depois, fiz as minhas.













Imediatamente (porque crianças são assim: instantâneas!!!), nós nos sentamos um ao lado do outro e comparamos as fotos. Daí, com os exemplos na tela, ficou mais fácil explicar enquadramento e composição. "Filhota, viu que a almofada lá atrás está aparecendo e 'estragando' a sua foto?", "Vocês repararam que bacana esse efeito das linhas do tapete nessa foto??? Não ficou incrível???".







Pronto para começar?
Então pegue seu filho e vá fazer algo super agradável, nesse final de semana: #pequenosfotografos1BD (por favor, use essa # se for participar).
Um pequeno grande projeto, que combina três coisas que eu amo: gastar tempo com as crianças + fotografar + aprender! Um trio perfeito!!!



PS: nesse começo de aprendizado, deixe a câmera no AUTOMÁTICO, tá??? Eu sei que sua câmera tem um milhão de recursos sensacionais, no modo manual, mas vai ser muita coisa para o seu pequeno aprender, de uma só vez! Daqui a pouco, nós vamos falar em como ensinar todos esses recursos bacanas pra eles, tá? Por enquanto, facilite a vida (a dele e a sua!) e deixe no "auto mode".

4 comentários:

  1. Dessa vez quem está participando é a minha filha Júlia!
    Ela está como jicoju.
    Eu gosto do olhar fotográfico dela! foi só repassar suas dicas e ela já saiu inventando. Estamos sem câmera, então está sendo de tablet mesmo!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. As dicas valem para qualquer um que quer aprender a fotografar :)
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. OI Mirys, adorei as dicas para ensinar os filhos a fotografar. Aqui as minhas adora tirar fotos. Vou usar a técnica do desafio.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir

Comentar é o seu jeito de fazer a minha bagunça mais feliz! Obrigada!

Pin It button on image hover