segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Dica de Fotografia #39 - escolas e afins!

Fevereiro é o mês oficial de volta às aulas, no Brasil. Eu sei que algumas escolas têm antecipado um pouquinho o início do ano escolar (para conseguir cumprir todos os dias letivos do nosso calendário), mas, de qualquer maneira, esse é um momento de transição! O filho que passou de ano, a filha que tem uma professora nova, você que começou uma faculdade. Seja qual for o caso, é um momento muito significativo na sua vida (ou da sua família) para deixar passar em branco, não?

DICA DE FOTOGRAFIA #39 - ESCOLAS E AFINS!



Quando você pensa em uma imagem de volta às aulas, você logo lembra de uma criança, segurando uma mochila, entrando na escola, certo? Pois é, eu também!!! Então, só por garantia, comece mesmo por aqui: faça uma imagem tradicional e linda desse momento da vida!



Agora que você JÁ TEM a sua foto tradicional garantida, é hora de ser criativo! E nada mais fácil do que ser criativo com acessórios!!!! O próprio material escolar vai ser perfeito pra isso! Já pensou nos olhinhos do seu filho atrás de um "leque" de lápis de cor??? Já pensou na carinha da sua filha no meio de um monte de cadernos escolares??? Já pensou registrar numa lousa, com a letra dos pequenos, o ano escolar que eles frequentarão??? Por isso, tire o material escolar da mochila e divirtam-se!!!!



A dica, agora, vale para todo tipo de retratos, mas especialmente se você pretende fotografar uma criança (que, geralmente, não para!): aproveite para colocar na foto a PERSONALIDADE de quem está sendo fotografado. Como? 1 - deixe o fotografado se mexer (descubra algo que o fotografado gosta de fazer, algo que o faça relaxar - tipo pintar, tocar um instrumento, etc - e deixe-o fazer!) 2 - mexa-se (prepare-se para fazer vários cliques na sequência e peça para o fotografado correr, virar estrela, etc)



Ah! Não se esqueça que a volta às aulas não é só para os pequenos, nem só para a escola fundamental, tá? Cursos de línguas, de instrumentos musicais, de artes, de esportes também rendem imagens incríveis!!! Basta usar sua criatividade!



Você que é pai ou mãe sabe muito bem o que eu vou escrever agora: nossos filhos fazem dezenas e dezenas de obras de arte, na escola! São cartões, esculturas, brinquedos de material reciclado, poemas, desenhos mil. E todos são preciosíssimos para nós! Mas... nunca temos espaço suficiente para guardar tudo isso, certo? Uma ÓTIMA MANEIRA DE ETERNIZAR O DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO DO SEU FILHO É FOTOGRAFANDO A OBRA DE ARTE DELE! Saída de gênio!!! As crianças vão saber que você a-m-o-u o que eles levaram tanto tempo e colocaram tanto esforço para fazer (porque, afinal, você não fotografa "qualquer coisa", né?)! Você vai ter uma lembrança, pra sempre (e muito mais fácil de guardar), de todos os passos do seu pequeno Picasso / Monet / DaVinci! E se, algum dia, seu filho passar a viver de arte... bem... você, super antenado, vai ter todas as primeiras obras dele para exibir!



Recado final: esteja pronto e tenha sua câmera por perto. Você nunca sabe QUANDO vai ter aquela foto! Vai levar o filho na escola, vai busca-lo, vai arrumar o material, leve a câmera junto! Só por garantia...



9 comentários:

  1. Mirys que dicas sensacionais!
    gostei muito desta da lousa com o ano que eles frequantarão. Pena que não tenho a lousa!!!
    E também sobre guardar toda a produção artística em fotos é mesmo genial!
    Vou me inspirar. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Ana!!! Espalha por aí (porque amanhã tem BC sobre volta ás aulas, lá no "moça de família" e pode ser que mais alguém use as dicas)!

      Quanto à lousa... posso dar uma sugestão? Use a última folha de um caderno desse ano! Você vai ter uma imagem tão legal (e original) quanto, e seu filho ainda vai lembrar disso por todo o ano. Que tal?

      Bjos e bênçãos.
      Mirys

      Excluir
  2. Oi Mirys, amei todas as dicas. Dei bobeira em não vir aqui ontem para ver as dicas antes. Agora vou anotar para toda segunda-feira passar por aqui e ver se tem dica para a BC de fotos. Ah, na semana que vem eu começo um curso de fotografia. Na verdade a Ana Luiza, minha filha, que queria fazer e como a turma é à noite eu vou fazer junto. Aproveito para aprender e para ficar mais próxima dela.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas para fazer as fotos. Vou passar sempre por aqui pra ver as novidades.
    Bjks da Mãe Vaidosa

    ResponderExcluir
  4. Postagem de quem entende, "profissa"! Adorei as dicas, quem sabe não melhoro as minhas fotos com elas?
    Abraço|!
    Sonia

    ResponderExcluir
  5. muito bom! pinterestei e compartilhei no FB. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Muito legal as dicas, muito bom acompanhar cada fase dos filhos. Beijooo

    ResponderExcluir

Comentar é o seu jeito de fazer a minha bagunça mais feliz! Obrigada!

Pin It button on image hover