segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Dica de Fotografia #38 - Detalhes (parte 2)

Detalhe é aquela partezinha, tão pequena, tão sutil, tão mínima... e que faz toda a diferença! É a fita que embala o presente, as 2 rosas num vasinho sobre a mesa, a estrelinha no final da assinatura (para meninas adolescentes, que fique claro!), o jeito que "ele" tem de diminuir o seu nome, a frase curtinha no final de todo e-mail. Algo que não muda toda a coisa em si, mas que faz com que ela seja especial e única!!!

DICA DE FOTOGRAFIA #38 - DETALHES (PARTE 2)



Já falamos na parte 1 dessa dica sobre lembrar de fotografar esses detalhes, principalmente na decoração dos eventos e em viagens. Já falamos, também, sobre um tipo de foto que eu adoro (e que foca nos detalhes): o minimalismo. Quando aquilo que parece quase nada... muito pouco... acaba sendo uma imagem que tem TUDO de linda!



Então, hoje, eu venho te falar daqueles detalhes que você vê todos os dias. Vê e não percebe! Que tal tirar o final de semana para REPARAR no que tem ao seu redor? O que faz da sua rua um lugar diferente? Qual detalhe especial você vê no seu caminho pro trabalho? O que faz do seu quarto o SEU quarto? Qual é o detalhe que "só o seu filho/amor/pai tem"?



Na festa anual da minha família, quando meu avô comemoraria 100 anos (se estivesse, ainda, por aqui), a neta e a bisneta pintaram as unhas de laranja, a cor preferida dele (e da minha avó)! Para qualquer um, isso não chamaria a atenção... para a NOSSA FAMÍLIA isso era uma homenagem!



Quando fotografamos os detalhes, nós quase podemos "sentir" a foto! Sabe por que? Porque fotos de detalhes, geralmente, têm linhas e texturas!



As fotos de detalhe não nos mostram todo o local, mas nos permite "sentir" o lugar (estava chovendo, quente, lamacento, etc). Não nos dá todo o rosto ou o ambiente, mas nos leva a "sentir" que as pessoas estavam alegres, tristes ou ansiosas. Imagine uma fila de gente procurando emprego ou esperando para prestar vestibular. Se você vir uma foto de unhas sendo roídas, você já consegue entrar no clima, não? E se eu te falar que essa é uma foto do final da festa... dá pra adivinhar o quanto ele se divertiu???



Geralmente, as fotos de detalhes são fotos simples, sem muita informação. Por isso, a nitidez é essencial (para que os outros consigam entender a imagem). Lembre-se de sempre manter o foco daquilo que você quer mostrar! Se estivermos clicando coisas menores, é normal que apenas uma parte da foto saia focada e o resto saia "borrado". Faz parte do show! Na verdade, é isso que deixa a foto interessante, muitas vezes. Mas, lembre-se: alguma coisa tem que estar focada! Não aperte o botão e faça a imagem antes de ter certeza de que ela vai estar nítida, tá? Ou é provável que você não goste do resultado.



Vamos fazer um exercício, nesses dias, e fotografar os detalhes daquelas coisas que poderiam ser comuns, normais, iguais... mas não são? Se você quiser, ainda vai ter mais dois lugares para expor suas fotos: a blogagem coletiva de fotos da "Moça de Família" (na próxima terça) e a blogagem coletiva de esmaltes da "Fernanda Reali" (no próximo sábado)! Enquanto isso, PARTICIPE COMIGO NO INSTAGRAM: é só colocar #detalhes1BD, que todo mundo já vai achar a sua imagem!



E se você chegou nesse blog agora e quer dar uma espiada em todas as outras dicas, divirta-se!!! Vou adorar saber que você passou um tempinho por aqui, lendo o que foi preparado com tanto carinho! Ah! Não se esqueça de deixar um comentário, tá? É assim que todo mundo se aperfeiçoa!



1a dica - pense na foto,
2a dica - regra dos terços,
3a dica - emoldure,
4a dica - dirija o olhar,
5a dica - linhas convergentes,
6a dica - esqueça o flash,
7a dica - fotografando pessoas,
8a dica - fotografando animais,
9a dica - fotografia de casamento I,
10a dica - fotografia de casamento II,
11a dica - crie imagens com palavras,
12a dica - férias na praia
13a dica - férias na cidade.
14a dica - no quintal de casa.
15a dica - cores!
16a dica - use acessórios.
17a dica - fotografando crianças.
18a dica - ligeiramente grávidos...
19a dica - detalhes nada pequenos
20a dica - baby photo
21a dica - comidas suculentas
22a dica - desfoque o fundo
23a dica - editores online gratuitos!
24a dica - poses para grupos/familias
25a dica - inclua um drama!
26a dica - fotos românticas
27a dica - auto retrato com crianças
28a dica - exercícios de foto
29a dica - lugares turísticos

30a dica - recém nascidos! 31a dica - presentes românticos com fotos 32a dica - minimalismo 33a dica - Instagram (parte 1) 34a dica - Instagram (parte 2) 35a dica - Instagram (parte 3) 36a dica - cotidiano / lifestyle 37a dica - doces

3 comentários:

  1. Mirys, você é uma pessoa muito especial. Tem uma criatividade maravilhosa para a diversão bem sadia e em grupo. Você estimula o que há de melhor na vida que é a gente poder trocar experiências e se entender melhor a partir de observar-se e observar os "defeitos" e qualidades do outro. Você é tão abençoada que muitas vezes me comove. Sempre tive vontade de dizer isso, mas me faltou oportunidade e o meu tempo anda muito curto para dar atenção aos amigos em geral. Dá até vergonha falar isso, mas é uma realidade. O bom é que a gente guarda você com muito carinho no coração (isso não é chavão não, kkk! é verdade verdadeira mesmo). Infelizmente não tem dado para participar das suas ações projetadas para todas as idades, mas sempre observo os resultados.
    Uma coisa que me alegra muito é ver que você está feliz. Adoro você (como se fosse minha filhuca!).
    Um beijo no seu coração,
    Manoel - Blog do Óbvio (agora no WordPress em vez do Blogger)
    http://manofernandes.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoel... posso dar uma de intrometida e folgada?? :P

      Vi no final do teu comentário que vc migou do Blogger pro Wordpress... posso te fazer uma pergunta??! Os posts que tinham vídeo (se é que vc tinha), como ficaram???
      Eu estou tentando migrar, mas na importação, os vídeos não vieram... :(

      Desculpa a intromissão, tá?!

      Excluir

Comentar é o seu jeito de fazer a minha bagunça mais feliz! Obrigada!

Pin It button on image hover