quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Explorando SP - Bocaina!

Eu morei por um ano na França, estudando e trabalhando com crianças. Sabe uma das coisas que mais me encantava na Europa? O "viver" cultura! Lá era assim: se as crianças estudassem, por exemplo, Monet, na escola, durante a semana, quando chegava o final de semana, os pais colocavam os filhos no carro e iam ver AO VIVO a casa de Monet, onde estão o lago, as ninféias, a ponte japonesa. Ou iam no Museu de Orangerie, só pra entrar nas salas de formato oval que têm pinturas gigantes do mestre, por todos os lados (a sensação é a de que você está no meio do lago! Incrível!). Então, as crianças francesas (européias, de uma maneira geral) tinham a chance de aprender na prática, de chegar pertinho das obras, de presenciar o estilo de vida, de viver aquela cultura!

Nós, por aqui, não temos tanto tempo de história. E... nem sempre valorizamos os mestres que temos. Mas tudo isso pode mudar se você se comprometer a sair de casa e explorar o mundo, uma vez por mês, que seja, com o seu filho!

E, em Bocaina, pequenina cidade do interior de SP, tem 13 obras de arte de Benedito Calixto, um dos maiores pintores brasileiros do início do século XX! Dentro da matriz da cidade, ou seja, você não vai pagar nada para entrar e admirar!!!











Quer conhecer mais da história desse grande pintor? Leia esses artigos:
Enciclopédia Itaú Cultural
Mercado Arte

Quer conhecer mais sobre a história das pinturas na matriz de Bocaina? Leia esses artigos:
Cidade de Bocaina - Benedito Calixto
Vem pra Brotas - Benedito Calixto

Além disso, Bocaina também tem um sorvete delicioso, outras igrejinhas charmosas e um jardim de esculturas em plantas!!! Nós demos tanta sorte, que encontramos o autor do jardim cuidando dele (e ele topou tirar uma foto com as crianças!!!).








Enquanto isso, eu vou continuar procurando lugares interessantes, bonitos, baratinhos, culturais para conhecer, no estado de SP. Conhece algum? Então, me deixe a dica nos comentários!




Quer ler todos os posts da série "Explorando SP"? Clique aqui!

2 comentários:

  1. Adorei poder participar deste passeio em Bocaina. Ver nossos filhos orando juntos, foi maravilhoso e me emocionou muito. Espero ter outros momentos como este com vcs. Beijocas à todos.

    ResponderExcluir
  2. Outro lugar muito legal para se visitar,é o Jardim Botânico "Plantarum" em Nova Odessa. É um lugar muito lindo, de uma beleza que nos acalma e nos aproxima de Deus. Beijocas à todos.

    ResponderExcluir

Comentar é o seu jeito de fazer a minha bagunça mais feliz! Obrigada!

Pin It button on image hover