terça-feira, 7 de outubro de 2014

Des

Eu já tinha cobrado a escovação dos dentes, já tinha entregue o último copo d´água, já tinha feito as orações. Mas ele não conseguia dormir. Eu passava pelo quarto e via os olhinhos ainda abertos. Resolvi perguntar: "filhote, tudo bem?"

"Mãe, como a gente faz pra desmagoar alguém?"

Me senti importante, claro! Afinal, mães são seres que sabem explicar até o que não existe, como "desmagoar", por exemplo. É um grupo de seres diferenciados que curam machucados com beijos, que afastam pesadelos com cafunés, que conhecem decor uma brincadeira para cada situação entediante e que explicam palavras inventadas, como se fossem usadas desde Camões. Mas, de qualquer maneira, eu tinha que saber em qual sentido ele estava usando aquele termo super usual da língua portuguesa.

"Me explica exatamente o que aconteceu, filhote, pra que eu possa te ajudar a desmagoar quem quer que seja". Ah! A invencibilidade materna!... E ele me explicou que o tio dele (meu irmão), só 8 anos mais velho do que ele, tinha deixado o jogo eletrônico em casa, para ele brincar; porém, quando ele ligou, o dispositivo estava travando e ele resolveu arrumar; agora, não encontrava mais jogo nenhum. O medo era de ter apagado todos os jogos do tio do aparelho. Pior: ele nem tinha certeza de que tinha apagado tudo ou que o tio tinha visto ou que não saberia "consertar" ou que estaria chateado. O importante era que ele ACHAVA que o tio ficaria magoado e ele queria tirar esse sentimento ruim do tio. Desmagoa-lo.

A infância e sua ignorância são bênçãos incríveis. Você não sabe que não pode voar, então voa. Você não vê que é impossível viver num mundo de doces, então desenha. Você não percebe que amigos imaginários não existem, então conversa animadamente com eles. E, nessa inocência toda, você pode criar sentimentos para melhorar o mundo e deixar todos que você ama felizes.

Nós, adultos, não usamos muito o prefixo "des", quando necessário. Nós não desdizemos aquele comentário ruim. Nós não despensamos aquela atitude errada. Nós não desmagoamos ninguém. No máximo, nós pedimos desculpas, tentando voltar atrás na nossa culpa (des-culpa) e não tentando voltar atrás na magoa que causamos. Às vezes, é triste esse mundo adulto.

"Filhote, pra desmagoar alguém, a gente tem que falar que sente muito. E demonstrar que gosta demais! Amanhã, de manhã, nós vamos ligar para o seu tio, conversar com ele, conferir se já viu e se já resolveu o problema dos joguinhos. E dizer, também, que adoramos o final de semana juntos, o quanto você gosta dele, que não vê a hora de ir dormir na casa da vovó, de novo. Que ele não é só seu tio, é um dos seus melhores amigos! Tenho certeza de que seu tio vai desmagoar se você mostrar pra ele quão importante ele é pra você."

Se deu certo? Nesse final de semana, já estavam os dois juntos, mais uma vez, reclamando quando eu falava que estava na hora de ir embora e implorando por mais tempo para jogar mais um jogo de cartas, assistir mais um filme, disputar mais uma partida de futebol virtual. Ai, ai... eletrônica demais essa geração. Mas com um coração que aceita desmagoar e ser desmagoado.

2 comentários:

  1. Adorei. Vou adotar essa palavra e sair desmagoando por aí.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lindoooo
    E como nossos filhos nos surpreendem a cada dia né ?
    É uma lição diária que temos nesse mundo tão pequeno com criaturinhas tão gigantes
    Lindo Mirys
    Bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir

Comentar é o seu jeito de fazer a minha bagunça mais feliz! Obrigada!

Pin It button on image hover