quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Palavras como afrodisíaco

Tem gente que se enamora por olhos claros ou escuros. Conheço mulheres que se apaixonam por sorrisos. Sei de homens que se perdem por um par de saltos altos. Comidas, bebidas, imagens, músicas, cheiros, cada um elege o que mexe com a alma. Ou é eleito - porque essas coisas, às vezes, não se escolhe... elas, simplesmente, te reviram os sentidos. Você está lá, todo tranquilo, vivendo sua vida normal e um determinado perfume te invade. E a palavra é essa: invade. Não pede licença, não avisa previamente, não pede desculpas depois: te invade, te leva a ter pensamentos imediatos, te sacode e vai embora.

Eu tenho um abalo sísmico por um motivo bem mais banal: palavra. Não é a voz, não é a entonação, não é a proximidade do intelocutor, é aquele conjunto de letras que me tira o ar. Pode ser uma palavra só ou uma frase extensa. Um conto, uma crônica, uma letra de música, um poema, um livro de 600 páginas. Palavras são a causa da minha falta de ar. Ou da minha respiração ofegante e apressada.

Acho que por isso mesmo sou tão determinada em aprender outras línguas, tantas quantas meu hardware aguentar. Porque "saudade" só existe em português... porque algumas rimas em francês são absurdamente lindas e não comportam tradução... porque eu adoro o som de "perhaps"... porque italiano é música para os meus ouvidos (acho até que seria capaz de achar uma briga, em italiano, quase uma sinfonia e talvez me desse vontade de dançar). Imagino que nunca vá ter vontade de aprender alemão, por exemplo, porque não me visualizo enamorada pelo sons. E eu me enamoro pelas palavras e através delas.

Você já sentiu que alguém te ganhou em uma simples frase? Já se sentiu empolgada com o convite de um "vamos?", no meio de uma manhã qualquer? Você já sentiu calafrios quando ouviu a letra de uma música? Já achou que aquele poema cabia como uma luva em você? Alguma vez perdeu o chão ao ler um bilhete, uma carta, um e-mail? Se você está com a mão levantada, agora, bem vindo ao meu time!

Quando as palavras ligam e desligam alguns botões dentro de você, quando elas são capazes de te ganhar pra sempre, quando elas parecem digitadas a ferro quente na sua memória, elas também são afrodisíacas para você. Melhor do que muita pimenta, chocolate, frutas exóticas, cheiros diversos, bebidas excitantes, filmes, danças, é uma frase inesperada, instigante, que te coloca um sorriso no rosto que dura horas.

Se você for mesmo dos meus, provavelmente, música clássica vai estar lá no final da sua lista de preferidas... pois não tem letra.

Um comentário:

  1. Obrigada por permitir que eu me integre ao seu time. Sou capaz de lembrar diálogos de anos atrás, como se tivessem acontecido ontem e gravo frases inteiras de livros que li e amei.Letra de músicas, então, nem se fala. #separadas na maternidade.

    ResponderExcluir

Comentar é o seu jeito de fazer a minha bagunça mais feliz! Obrigada!

Pin It button on image hover