segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Nos seus olhos

Já dizia a minha música preferida dos Beatles: "watching her eyes and hopping I´m always there...". Eu acho linda a ideia de que alguém queira olhar nos meus olhos, pra sempre, e se ver lá. Quem não quer? Qualquer pessoa apaixonada deseja se encontrar no olhar do outro, toda vez que para lá olhar. Significa que você está por perto, próximo, ao alcance de.

Só que eu acredito que mais importante do que me ver ali, eu quero me ver através daquele olhar. Mais do que estar próximo fisicamente, eu quero estar "dentro" e quero ver como aquela pessoa me vê. Porque se ela me vê como alguém divertido, apaixonante, encantador, sábio, é aquilo que eu sou. Pelo menos, quando estou perto dela.

Nesse caso, você se sente seguro, você vai em frente, você se joga. Você tenta aquela carreira pois... vai que você seja bom mesmo?! Você se arrisca na dança de salão, sem medo de ser ridículo. Você enfrenta medos. Você topa o desconhecido. Ah, quando o outro te vê bem e no melhor de si, você nada de braçada! Você se vê como ele te vê: invencível.

O problema é quando o outro só te vê no seu lado B. São reclamações e exigências de "como você está difícil", "como você é reclamona", "como você só fica triste", "como você não curte a vida", "como você é mandão". E ele ou ela te diz que você está desleixado e não se arruma mais; que está eternamente insatisfeito; que é mal educado; que é egoísta. "Você não vê????"

Sim, eu vejo. E vejo por lente de aumento. Porque o olho do outro é sempre uma lente de aumento. Tudo que nos importa tem o condão de tornar relevante e assunto de Estado, aquilo que poderia passar despercebido. Sim, eu vejo... e não gosto do que vejo. Não gosto de mim nessa versão sombria. Nem sei porque alguém gostaria!

E por mais que você perdoe a pessoa daqueles comentários, você não se perdoa. E se cobra por não ser, assim, perfeito aos olhos do outro, pra quem você deveria ser. Seja ele pai, mãe, conjuge, filho, amigo.

Eu me meço pelo seu olhar.
Então, seja benevolente, da próxima vez que encontrar comigo.
Ou me avise do que está errado. Porque eu quero ser a melhor versão daquilo que eu puder ser!

Um comentário:

  1. As lentes daqueles que vêm nem sempre são iguais as nossas próprias lentes...
    As vezes a minha lente é clara e a sua escura. Talvez a sua verde e a minha amarela...
    Sendo assim, você nunca vai poder enxergar através da minha lente simplesmente pelo fato delas serem diferentes!
    Por isso, tentamos ser os melhores aos olhos dos que amamos, mas sempre tendo em mente que nunca seremos totalmente o que se espera, simplesmente pelas diferenças das lente, ops... melhor, pontos de vista!!

    Belo texto Mirys!

    ResponderExcluir

Comentar é o seu jeito de fazer a minha bagunça mais feliz! Obrigada!

Pin It button on image hover